Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Graça Joaquim (2016). Imaginários e autenticidades: o caso dos produtores de narrativas de viagem. Congresso Associação Portuguesa de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
M. D. Joaquim,  "Imaginários e autenticidades: o caso dos produtores de narrativas de viagem", in Congr.o Associação Portuguesa de Sociologia, Faro, 2016
Exportar BibTeX
@misc{joaquim2016_1732218255392,
	author = "Graça Joaquim",
	title = "Imaginários e autenticidades: o caso dos produtores de narrativas de viagem",
	year = "2016",
	howpublished = "Outro",
	url = "http://www.aps.pt"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Imaginários e autenticidades: o caso dos produtores de narrativas de viagem
T2  - Congresso Associação Portuguesa de Sociologia
AU  - Graça Joaquim
PY  - 2016
CY  - Faro
UR  - http://www.aps.pt
AB  - A comunicação explora alguns dos resultados de uma investigação mais vasta sobre os Viajantes, as suas narrativas, modos de vida e representações sociais, centrando-se no universo dos viajantes produtores de narrativas de viagem e nas dimensões da representação sobre a viagem e o turismo. Teoricamente enquadrado pelos desenvolvimentos conceptuais da experiência turística e das autenticidades, os resultados demonstram profundas diferenças no universo dos produtores de narrativas de viagem, onde pontuam alguns dos mais mediáticos autores nacionais. Puros e Duros, Profissionais e Viajantes Turistas são categorias que espelham a diversidade dos viajantes estudados e as suas representações sobre a viagem e o turismo. As representações dos Viajantes produtores de narrativas de viagem marcam , indelevelmente, os imaginários turísticos e podem até configurar estes protagonistas como minorias inovadoras do turismo ao codificarem de prestígio os lugares objecto das suas narrativas, abrindo caminho à indústria turística. O poder simbólico destes viajantes marca os territórios das experiências turísticas na acepção do bom gosto de Bourdieu, transformando voluntária ou involutariamente estes actores em protagonistas centrais das viagens e do turismo. Nesta comunicação são explorados alguns dos resultados de uma investigação mais vasta sobre Viajantes, centrando-se apenas nos produtores de narrativas de viagem e nas representações sobre a viagem e o turismo. Foram analisados para as dimensões das representações da viagem e do turismo os seguintes viajantes: Amílcar Correia, Ana Isabel Mineiro, Filipe Morato Gomes, Francisco Silva, Gonçalo Cadilhe, Humberto Lopes, José Tavares, Luís Maio. Miguel Sousa Tavares ,Tiago Costa, Tiago Salazar e Nuno Lobito.
ER  -