Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Imaginários e autenticidades: o caso dos produtores de narrativas de viagem
Título Evento
Congresso Associação Portuguesa de Sociologia
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
A comunicação explora alguns dos resultados de uma investigação mais vasta sobre os Viajantes, as suas narrativas, modos de vida e representações sociais, centrando-se no universo dos viajantes produtores de narrativas de viagem e nas dimensões da representação sobre a viagem e o turismo. Teoricamente enquadrado pelos desenvolvimentos conceptuais da experiência turística e das autenticidades, os resultados demonstram profundas diferenças no universo dos produtores de narrativas de viagem, onde pontuam alguns dos mais mediáticos autores nacionais. Puros e Duros, Profissionais e Viajantes Turistas são categorias que espelham a diversidade dos viajantes estudados e as suas representações sobre a viagem e o turismo. As representações dos Viajantes produtores de narrativas de viagem marcam , indelevelmente, os imaginários turísticos e podem até configurar estes protagonistas como minorias inovadoras do turismo ao codificarem de prestígio os lugares objecto das suas narrativas, abrindo caminho à indústria turística. O poder simbólico destes viajantes marca os territórios das experiências turísticas na acepção do bom gosto de Bourdieu, transformando voluntária ou involutariamente estes actores em protagonistas centrais das viagens e do turismo. Nesta comunicação são explorados alguns dos resultados de uma investigação mais vasta sobre Viajantes, centrando-se apenas nos produtores de narrativas de viagem e nas representações sobre a viagem e o turismo. Foram analisados para as dimensões das representações da viagem e do turismo os seguintes viajantes: Amílcar Correia, Ana Isabel Mineiro, Filipe Morato Gomes, Francisco Silva, Gonçalo Cadilhe, Humberto Lopes, José Tavares, Luís Maio. Miguel Sousa Tavares ,Tiago Costa, Tiago Salazar e Nuno Lobito.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Imaginários; Autenticidades; Puros e Duros; Profissionais; Viajantes Turistas