Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Santos, S. (2017). Jovens advogados: aprender a profissão entre a ética, os valores pessoais e as motivações. 2º Encontro da Secção Temática de Sociologia do Direito e da Justiça, APS.
Exportar Referência (IEEE)
S. A. Santos,  "Jovens advogados: aprender a profissão entre a ética, os valores pessoais e as motivações", in 2º Encontro da Secção Temática de Sociologia do Direito e da Justiça, APS, Braga, 2017
Exportar BibTeX
@misc{santos2017_1714923259856,
	author = "Santos, S.",
	title = "Jovens advogados: aprender a profissão entre a ética, os valores pessoais e as motivações",
	year = "2017",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Jovens advogados: aprender a profissão entre a ética, os valores pessoais e as motivações
T2  - 2º Encontro da Secção Temática de Sociologia do Direito e da Justiça, APS
AU  - Santos, S.
PY  - 2017
CY  - Braga
AB  - A integração profissional dos jovens advogados em sociedades de grande dimensão é um processo longo com várias etapas que se sobrepõe ao estágio obrigatório na Ordem dos Advogados.
Partindo da proposta teórica de Wright Mills de “vocabulário de motivações” pretende-se analisar os discursos dos jovens advogados nas formas como explicam o que fazem, como pensam o trabalho, como definem as suas relações com os seus colegas e os seus superiores hierárquicos no interior da organização, como lidam com os clientes. Em suma, como mobilizam os seus valores pessoais e as suas motivações e as interligam com a ética profissional e os valores da sociedade em que exercem a profissão.
Com esta comunicação pretende-se apresentar resultados de uma pesquisa em curso dedicada à integração profissional de jovens advogados em sociedades de grande dimensão. 
A estratégia metodológica privilegiou a abordagem qualitativa assente em histórias de vida articuladas em quatro eixos temáticos: educação, família e redes de sociabilidade, trabalho e, estilos de vida. 
Os principais resultados apontam para uma transferência do risco e da incerteza inerente à atividade das sociedades de advogados para os advogados associada a uma cultura individual de sacrifício e superação.

ER  -