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Magano, O., Abrantes, P., Bäckstrom, B., Neves, C., Jacquinet, M. & Henriques, S. (2016). Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: Percursos de vida e de trabalho. In IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios . Faro: Associação Portuguesa de Sociologia.
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O. M. Magano et al.,  "Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: Percursos de vida e de trabalho", in IX Congr.o Português de Sociologia: Portugal, território de territórios , Faro, Associação Portuguesa de Sociologia, 2016
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@inproceedings{magano2016_1715576776638,
	author = "Magano, O. and Abrantes, P. and Bäckstrom, B. and Neves, C. and Jacquinet, M. and Henriques, S.",
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TY  - CPAPER
TI  - Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: Percursos de vida e de trabalho
T2  - IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios 
AU  - Magano, O.
AU  - Abrantes, P.
AU  - Bäckstrom, B.
AU  - Neves, C.
AU  - Jacquinet, M.
AU  - Henriques, S.
PY  - 2016
CY  - Faro
UR  - https://associacaoportuguesasociologia.pt/ix_congresso/actas/actas
AB  - A escolaridade concluída e a atividade profissional continuam a ser duas das principais dimensões consideradas para a definição do estatuto social dos indivíduos e para os lugares de classe na estrutura social (Schnapper, 2007; Estanque, 2005). A expetativa de obter um diploma do ensino superior é um objetivo que muitos indivíduos adultos procuram concretizar. Através de um inquérito por questionário aplicado aos licenciados da Universidade Aberta que concluíram a sua licenciatura entre 2011 e 2013 pretendemos conhecer o perfil sociográfico dos licenciados e a relação entre a obtenção da licenciatura com processos de mobilidade social ao nível da carreira profissional mas também ao percurso de vida (também ao nível das relações sociais e interpessoais, satisfação pessoal e enriquecimento cultural). O principal objetivo é aprofundar o impacto do diploma como instrumento de concretização das expetativas em termos de autoestima e de prestígio social, no sentido de “distinção” (Bourdieu, 1979). O perfil dos estudantes da Universidade Aberta diferencia-se do de outros estudantes do ensino superior, por se tratar de uma população adulta quase sempre inserida já no mercado de trabalho. Considerando os objetivos individuais para a realização da licenciatura e a sua efetiva concretização procurou-se conhecer as trajetórias sociais e perceber se existe progressão significativa na situação profissional antes e após a conclusão da licenciatura.
ER  -