Publicação em atas de evento científico
Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: Percursos de vida e de trabalho
Olga Magano (Magano, O.); Pedro Abrantes (Abrantes, P.); Bárbara Bäckstrom (Bäckstrom, B.); Cláudia Susana Coelho Neves (Neves, C.); Marc Jacquinet (Jacquinet, M.); Susana Henriques (Henriques, S.);
IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2024-11-22 14:32)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A escolaridade concluída e a atividade profissional continuam a ser duas das principais dimensões consideradas para a definição do estatuto social dos indivíduos e para os lugares de classe na estrutura social (Schnapper, 2007; Estanque, 2005). A expetativa de obter um diploma do ensino superior é um objetivo que muitos indivíduos adultos procuram concretizar. Através de um inquérito por questionário aplicado aos licenciados da Universidade Aberta que concluíram a sua licenciatura entre 2011 e 2013 pretendemos conhecer o perfil sociográfico dos licenciados e a relação entre a obtenção da licenciatura com processos de mobilidade social ao nível da carreira profissional mas também ao percurso de vida (também ao nível das relações sociais e interpessoais, satisfação pessoal e enriquecimento cultural). O principal objetivo é aprofundar o impacto do diploma como instrumento de concretização das expetativas em termos de autoestima e de prestígio social, no sentido de “distinção” (Bourdieu, 1979). O perfil dos estudantes da Universidade Aberta diferencia-se do de outros estudantes do ensino superior, por se tratar de uma população adulta quase sempre inserida já no mercado de trabalho. Considerando os objetivos individuais para a realização da licenciatura e a sua efetiva concretização procurou-se conhecer as trajetórias sociais e perceber se existe progressão significativa na situação profissional antes e após a conclusão da licenciatura.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ensino superior,Percursos de vida,Percursos profissionais,Mobilidade social
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e Tecnologia