Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Santos, S. (2017). Os estágios profissionais em grandes sociedades de advogados: contributo para o estudo das formas de socialização. In Direitos, Justiça, Cidadania: O Direito na Constituição da Política Atas do Primeiro Encontro da Secção “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS. (pp. 341-353). Coimbra: Centro de Estudos Sociais.
Exportar Referência (IEEE)
S. A. Santos,  "Os estágios profissionais em grandes sociedades de advogados: contributo para o estudo das formas de socialização", in Direitos, Justiça, Cidadania: O Direito na Constituição da Política Atas do Primeiro Encontro da Secção “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS, Coimbra, Centro de Estudos Sociais, 2017, pp. 341-353
Exportar BibTeX
@inproceedings{santos2017_1711645328294,
	author = "Santos, S.",
	title = "Os estágios profissionais em grandes sociedades de advogados: contributo para o estudo das formas de socialização",
	booktitle = "Direitos, Justiça, Cidadania: O Direito na Constituição da Política Atas do Primeiro Encontro da Secção “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS",
	year = "2017",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "341-353",
	publisher = "Centro de Estudos Sociais",
	address = "Coimbra",
	organization = "CES; APS"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Os estágios profissionais em grandes sociedades de advogados: contributo para o estudo das formas de socialização
T2  - Direitos, Justiça, Cidadania: O Direito na Constituição da Política Atas do Primeiro Encontro da Secção “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS
AU  - Santos, S.
PY  - 2017
SP  - 341-353
CY  - Coimbra
AB  - Esta comunicação apresenta resultados de uma investigação em curso dedicada à inserção de jovens advogados em sociedades de advogados de grande dimensão. 
Metodologicamente foram seleccionados de forma aleatória, através do recurso aos portais de cada sociedade, um grupo de advogados e advogadas em fase de estágio e/ou nos três primeiros anos de actividade profissional. 
As entrevistas realizadas seguiram o método das histórias de vida articuladas em quatro eixos temáticos: educação, família e redes de sociabilidade, trabalho e, estilos de vida. 
A análise das histórias de vida dos advogados chamou a atenção para a relação entre as trajectórias profissionais de cada advogado, em particular na passagem do estágio para o exercício da profissão, e as suas origens familiares e as suas redes de sociabilidade. Pretende-se explorar os impactos do capital social nos percursos profissionais, sobretudo como catalisador de uma carreira com etapas mais rápidas e de mais fácil superação. 

ER  -