Publicação em atas de evento científico
Os estágios profissionais em grandes sociedades de advogados: contributo para o estudo das formas de socialização
Susana Santos (Santos, S.);
Direitos, Justiça, Cidadania: O Direito na Constituição da Política Atas do Primeiro Encontro da Secção “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-03-25 05:23)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Esta comunicação apresenta resultados de uma investigação em curso dedicada à inserção de jovens advogados em sociedades de advogados de grande dimensão. Metodologicamente foram seleccionados de forma aleatória, através do recurso aos portais de cada sociedade, um grupo de advogados e advogadas em fase de estágio e/ou nos três primeiros anos de actividade profissional. As entrevistas realizadas seguiram o método das histórias de vida articuladas em quatro eixos temáticos: educação, família e redes de sociabilidade, trabalho e, estilos de vida. A análise das histórias de vida dos advogados chamou a atenção para a relação entre as trajectórias profissionais de cada advogado, em particular na passagem do estágio para o exercício da profissão, e as suas origens familiares e as suas redes de sociabilidade. Pretende-se explorar os impactos do capital social nos percursos profissionais, sobretudo como catalisador de uma carreira com etapas mais rápidas e de mais fácil superação.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Socialização profissional,estágio de advocacia,capital social,sociedades de advogados de grande dimensão.
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Direito - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BPD/94781/2013 FCT
Projetos Relacionados

Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.