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Piteira, M. & Costa, C. J. (2017). Gamificação: framework concetual para cursos online de aprendizagem da programação. In Reis L.P.,Rocha A.,Alturas B.,Costa C.,Cota M.P. (Ed.), 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2017. Lisbon: IEEE.
M. D. Piteira and C. M. Costa, "Gamificação: framework concetual para cursos online de aprendizagem da programação", in 12th Iberian Conf. on Information Systems and Technologies, CISTI 2017, Reis L.P.,Rocha A.,Alturas B.,Costa C.,Cota M.P., Ed., Lisbon, IEEE, 2017
@inproceedings{piteira2017_1729186190484, author = "Piteira, M. and Costa, C. J.", title = "Gamificação: framework concetual para cursos online de aprendizagem da programação", booktitle = "12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2017", year = "2017", editor = "Reis L.P.,Rocha A.,Alturas B.,Costa C.,Cota M.P.", volume = "", number = "", series = "", doi = "10.23919/CISTI.2017.7975695", publisher = "IEEE", address = "Lisbon", organization = "", url = "https://ieeexplore.ieee.org/document/7975695/" }
TY - CPAPER TI - Gamificação: framework concetual para cursos online de aprendizagem da programação T2 - 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2017 AU - Piteira, M. AU - Costa, C. J. PY - 2017 SN - 2166-0727 DO - 10.23919/CISTI.2017.7975695 CY - Lisbon UR - https://ieeexplore.ieee.org/document/7975695/ AB - A gamificação tem atraído a atenção de investigadores das mais diversas áreas, como marketing, saúde, desporto e educação. A gamificação integra elementos de desenho de jogos em contexto de não jogo com a finalidade de envolver o indivíduo numa determinada atividade. Essa integração deverá seguir um processo de desenho formal e claro. Contudo, esses processos de desenho da gamificação para contextos específicos não estão ainda definidos. Nesse sentido, este artigo apresenta uma proposta de framework de gamificação para cursos online à distância, de aprendizagem da programação. Esta framework é composta pelas dimensões: público-alvo, objetivos gerais, resultados da aprendizagem, tópicos, conteúdos, gamificação, absorção cognitiva, fluxo e personalidade. O artigo apresenta ainda uma revisão da literatura existente sobre estas dimensões. A framework teórica é uma contribuição para guiar os professores na gamificação dos cursos online de aprendizagem de programação. ER -