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Piteira, M.  & Costa, C. J. (2017). Gamificação: framework concetual para cursos online de aprendizagem da programação. In Reis L.P.,Rocha A.,Alturas B.,Costa C.,Cota M.P. (Ed.), 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2017. Lisbon: IEEE.
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M. D. Piteira and C. M. Costa,  "Gamificação: framework concetual para cursos online de aprendizagem da programação", in 12th Iberian Conf. on Information Systems and Technologies, CISTI 2017, Reis L.P.,Rocha A.,Alturas B.,Costa C.,Cota M.P., Ed., Lisbon, IEEE, 2017
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@inproceedings{piteira2017_1729186190484,
	author = "Piteira, M.  and Costa, C. J.",
	title = "Gamificação: framework concetual para cursos online de aprendizagem da programação",
	booktitle = "12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2017",
	year = "2017",
	editor = "Reis L.P.,Rocha A.,Alturas B.,Costa C.,Cota M.P.",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	doi = "10.23919/CISTI.2017.7975695",
	publisher = "IEEE",
	address = "Lisbon",
	organization = "",
	url = "https://ieeexplore.ieee.org/document/7975695/"
}
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TY  - CPAPER
TI  - Gamificação: framework concetual para cursos online de aprendizagem da programação
T2  - 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2017
AU  - Piteira, M. 
AU  - Costa, C. J.
PY  - 2017
SN  - 2166-0727
DO  - 10.23919/CISTI.2017.7975695
CY  - Lisbon
UR  - https://ieeexplore.ieee.org/document/7975695/
AB  -  A gamificação tem atraído a atenção de investigadores
das mais diversas áreas, como marketing, saúde, desporto e
educação. A gamificação integra elementos de desenho de jogos em
contexto de não jogo com a finalidade de envolver o indivíduo
numa determinada atividade. Essa integração deverá seguir um
processo de desenho formal e claro. Contudo, esses processos de
desenho da gamificação para contextos específicos não estão ainda
definidos. Nesse sentido, este artigo apresenta uma proposta de
framework de gamificação para cursos online à distância, de
aprendizagem da programação. Esta framework é composta pelas
dimensões: público-alvo, objetivos gerais, resultados da
aprendizagem, tópicos, conteúdos, gamificação, absorção
cognitiva, fluxo e personalidade. O artigo apresenta ainda uma
revisão da literatura existente sobre estas dimensões. A framework
teórica é uma contribuição para guiar os professores na
gamificação dos cursos online de aprendizagem de programação.
ER  -