Publicação em atas de evento científico
Gamificação: framework concetual para cursos online de aprendizagem da programação
Martinha Piteira (Piteira, M. ); Carlos J. Costa (Costa, C. J.);
12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2017
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Estados Unidos da América
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Abstract/Resumo
A gamificação tem atraído a atenção de investigadores das mais diversas áreas, como marketing, saúde, desporto e educação. A gamificação integra elementos de desenho de jogos em contexto de não jogo com a finalidade de envolver o indivíduo numa determinada atividade. Essa integração deverá seguir um processo de desenho formal e claro. Contudo, esses processos de desenho da gamificação para contextos específicos não estão ainda definidos. Nesse sentido, este artigo apresenta uma proposta de framework de gamificação para cursos online à distância, de aprendizagem da programação. Esta framework é composta pelas dimensões: público-alvo, objetivos gerais, resultados da aprendizagem, tópicos, conteúdos, gamificação, absorção cognitiva, fluxo e personalidade. O artigo apresenta ainda uma revisão da literatura existente sobre estas dimensões. A framework teórica é uma contribuição para guiar os professores na gamificação dos cursos online de aprendizagem de programação.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Gamificação; Educação; Programação,Framework de gamificação
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais