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Reto, L. & Nunes, F. (1992). Avaliação da eficácia da formação: a pertinência da perspectiva experimental. Revista Portuguesa de Gestão. 3-4 , 43-56
L. A. Reto and F. G. Nunes, "Avaliação da eficácia da formação: a pertinência da perspectiva experimental", in Revista Portuguesa de Gestão, no. 3-4 , pp. 43-56, 1992
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TY - JOUR TI - Avaliação da eficácia da formação: a pertinência da perspectiva experimental T2 - Revista Portuguesa de Gestão IS - 3-4 AU - Reto, L. AU - Nunes, F. PY - 1992 SP - 43-56 SN - 0874-8456 UR - https://indeg.iscte-iul.pt/pagina/rgplp AB - Este artigo tem como objectivo central questionar as perspectivas e práticas dominantes na avaliação da formação, baseadas na mera transposição da metáfora escolar para o mundo organizacional. A este posicionamento contrapõe-se a ideia de ver o processo formativo à luz da metáfora da qualidade, o que tem como principal implicação privilegiar nos estudos de avaliação, a qualidade da concepção dos programas, a recolha prévia de indicadores pertinentes e a medição desses mesmos indicadores após as acções de formação. Num segundo momento procede-se à apresentação da metodologia experimental e defende-se a posição de que esta abordagem pode revestir-se de grande utilidade no desenho dos programas de avaliação da formação. Finalmente, sugerem-se algumas das suas consequências para o mercado da formação profissional quando se perspectiva deste modo a problemática da avaliação. ER -
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