Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Reto, L. & Nunes, F. (1992). Avaliação da eficácia da formação: a pertinência da perspectiva experimental. Revista Portuguesa de Gestão. 3-4 , 43-56
Exportar Referência (IEEE)
L. A. Reto and F. G. Nunes,  "Avaliação da eficácia da formação: a pertinência da perspectiva experimental", in Revista Portuguesa de Gestão, no. 3-4 , pp. 43-56, 1992
Exportar BibTeX
@article{reto1992_1732202589336,
	author = "Reto, L. and Nunes, F.",
	title = "Avaliação da eficácia da formação: a pertinência da perspectiva experimental",
	journal = "Revista Portuguesa de Gestão",
	year = "1992",
	volume = "",
	number = "3-4 ",
	pages = "43-56",
	url = "https://indeg.iscte-iul.pt/pagina/rgplp"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Avaliação da eficácia da formação: a pertinência da perspectiva experimental
T2  - Revista Portuguesa de Gestão
IS  - 3-4 
AU  - Reto, L.
AU  - Nunes, F.
PY  - 1992
SP  - 43-56
SN  - 0874-8456
UR  - https://indeg.iscte-iul.pt/pagina/rgplp
AB  - Este artigo tem como objectivo central questionar as perspectivas e práticas dominantes na avaliação da formação, baseadas na mera transposição da metáfora escolar para o mundo organizacional. A este posicionamento contrapõe-se a ideia de ver o processo formativo à luz da metáfora da qualidade, o que tem como principal implicação privilegiar nos estudos de avaliação, a qualidade da concepção dos programas, a recolha prévia de indicadores pertinentes e a medição desses mesmos indicadores após as acções de formação. Num segundo momento procede-se à apresentação da metodologia experimental e defende-se a posição de que esta abordagem pode revestir-se de grande utilidade no desenho dos programas de avaliação da formação. Finalmente, sugerem-se algumas das suas consequências para o mercado da formação profissional quando se perspectiva deste modo a problemática da avaliação.
ER  -