Artigo em revista científica
Avaliação da eficácia da formação: a pertinência da perspectiva experimental
Luís Reto (Reto, L.); Francisco Nunes (Nunes, F.);
Título Revista
Revista Portuguesa de Gestão
Ano
1992
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
Este artigo tem como objectivo central questionar as perspectivas e práticas dominantes na avaliação da formação, baseadas na mera transposição da metáfora escolar para o mundo organizacional. A este posicionamento contrapõe-se a ideia de ver o processo formativo à luz da metáfora da qualidade, o que tem como principal implicação privilegiar nos estudos de avaliação, a qualidade da concepção dos programas, a recolha prévia de indicadores pertinentes e a medição desses mesmos indicadores após as acções de formação. Num segundo momento procede-se à apresentação da metodologia experimental e defende-se a posição de que esta abordagem pode revestir-se de grande utilidade no desenho dos programas de avaliação da formação. Finalmente, sugerem-se algumas das suas consequências para o mercado da formação profissional quando se perspectiva deste modo a problemática da avaliação.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Formação profissional,Avaliação,Qualidade,Metodologia experimental