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Sales Oliveira, C., Villas-Boas, S. & Las-Heras, S. (2016). Estereótipos de género e sexismo em docentes do ensino superior. Revista Iberoamericana de Educacion Superior. 7 (19), 22-41
C. S. Oliveira et al., "Estereótipos de género e sexismo em docentes do ensino superior", in Revista Iberoamericana de Educacion Superior, vol. 7, no. 19, pp. 22-41, 2016
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TY - JOUR TI - Estereótipos de género e sexismo em docentes do ensino superior T2 - Revista Iberoamericana de Educacion Superior VL - 7 IS - 19 AU - Sales Oliveira, C. AU - Villas-Boas, S. AU - Las-Heras, S. PY - 2016 SP - 22-41 SN - 2007-2872 DO - 10.22201/iisue.20072872e.2016.19.185 UR - https://www.ries.universia.unam.mx/index.php/ries/article/view/185 AB - A socialização de género ocorre quotidianamente e marca de forma indelével a identidade individual bem como a cultura das organizações e grupos. A interação entre discentes e docentes faz parte do processo de socialização de género, assim diversas investigações mostram que a atenção dada e as expectativas de docentes em relação a alunos e alunas são diferenciadas. Esta investigação procurou analisar e caracterizar um grupo de docentes universitários portugueses, mulheres e homens, as quanto aos seus estereótipos de género e sexismo, de modo a promover a reflexão do conjunto de agentes educativos envolvidos. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que estes e estas docentes possuem estereótipos de género, mas com algumas particularidades interessantes, como o facto de às mulheres serem atribuídas maior carga de traços instrumentais. Verificou-se igualmente qual e o tipo de sexismo que predomina é o sexismo ambivalente, sendo que os homens apresentam atitudes sexistas significativamente mais hostis do que as mulheres. ER -