Artigo em revista científica Q4
Estereótipos de género e sexismo em docentes do ensino superior
Catarina Sales Oliveira (Sales Oliveira, C.); Susana Villas-Boas (Villas-Boas, S.); Soledad Las-Heras (Las-Heras, S.);
Título Revista
Revista Iberoamericana de Educacion Superior
Ano
2016
Língua
Português
País
México
Mais Informação
Scopus

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2020-11-29 07:53)

Ver o registo na Scopus


: 0.9
Títulos Alternativos

(Inglês) Gender stereotypes and sexism among higher education professors

Abstract/Resumo
A socialização de género ocorre quotidianamente e marca de forma indelével a identidade individual bem como a cultura das organizações e grupos. A interação entre discentes e docentes faz parte do processo de socialização de género, assim diversas investigações mostram que a atenção dada e as expectativas de docentes em relação a alunos e alunas são diferenciadas. Esta investigação procurou analisar e caracterizar um grupo de docentes universitários portugueses, mulheres e homens, as quanto aos seus estereótipos de género e sexismo, de modo a promover a reflexão do conjunto de agentes educativos envolvidos. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que estes e estas docentes possuem estereótipos de género, mas com algumas particularidades interessantes, como o facto de às mulheres serem atribuídas maior carga de traços instrumentais. Verificou-se igualmente qual e o tipo de sexismo que predomina é o sexismo ambivalente, sendo que os homens apresentam atitudes sexistas significativamente mais hostis do que as mulheres.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Estereótipos de género,Sexismo,Socialização de género,Ensino superior
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia