Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Carvalho, C., Conboy, J., Santos, J., Fonseca, J., Tavares, D., Martins, D....Gama, A. P. (2016). Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 32 (3), 1-8
C. Carvalho et al., "Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação", in Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol. 32, no. 3, pp. 1-8, 2016
@article{carvalho2016_1765753360109,
author = "Carvalho, C. and Conboy, J. and Santos, J. and Fonseca, J. and Tavares, D. and Martins, D. and Salema, M. H. and Fiuza, E. and Gama, A. P.",
title = "Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação",
journal = "Psicologia: Teoria e Pesquisa",
year = "2016",
volume = "32",
number = "3",
doi = "10.1590/0102-3772e323219",
pages = "1-8",
url = "http://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp"
}
TY - JOUR TI - Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação T2 - Psicologia: Teoria e Pesquisa VL - 32 IS - 3 AU - Carvalho, C. AU - Conboy, J. AU - Santos, J. AU - Fonseca, J. AU - Tavares, D. AU - Martins, D. AU - Salema, M. H. AU - Fiuza, E. AU - Gama, A. P. PY - 2016 SP - 1-8 SN - 0102-3772 DO - 10.1590/0102-3772e323219 UR - http://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp AB - Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações. ER -
Português