Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Carvalho, C., Conboy, J., Santos, J., Fonseca, J., Tavares, D., Martins, D....Gama, A. P. (2016). Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 32 (3), 1-8
Exportar Referência (IEEE)
C. Carvalho et al.,  "Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação", in Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol. 32, no. 3, pp. 1-8, 2016
Exportar BibTeX
@article{carvalho2016_1713969202079,
	author = "Carvalho, C. and Conboy, J. and Santos, J. and Fonseca, J. and Tavares, D. and Martins, D. and Salema, M. H. and Fiuza, E. and Gama, A. P.",
	title = "Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação",
	journal = "Psicologia: Teoria e Pesquisa",
	year = "2016",
	volume = "32",
	number = "3",
	doi = "10.1590/0102-3772e323219",
	pages = "1-8",
	url = "http://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação
T2  - Psicologia: Teoria e Pesquisa
VL  - 32
IS  - 3
AU  - Carvalho, C.
AU  - Conboy, J.
AU  - Santos, J.
AU  - Fonseca, J.
AU  - Tavares, D.
AU  - Martins, D.
AU  - Salema, M. H.
AU  - Fiuza, E.
AU  - Gama, A. P.
PY  - 2016
SP  - 1-8
SN  - 0102-3772
DO  - 10.1590/0102-3772e323219
UR  - http://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp
AB  - Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações.
ER  -