Artigo em revista científica Q3
Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação
Carolina Carvalho (Carvalho, C.); Joseph Conboy (Conboy, J.); João Santos (Santos, J.); Jesuína Fonseca (Fonseca, J.); David Tavares (Tavares, D.); Dulce Martins (Martins, D.); Maria Helena Salema (Salema, M. H.); Edite Fiuza (Fiuza, E.); Ana Paula Gama (Gama, A. P.); et al.
Título Revista
Psicologia: Teoria e Pesquisa
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2024-04-17 20:16)

Ver o registo na Scopus


: 1.5
Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Scale of student perceptions regarding their Behavioral Engagement in school: construction and validation

Abstract/Resumo
Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Estudantes,Características dos estudantes,Rendimento escolar,Modelação de equações estruturais
  • Psicologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
PTDC/CPE-PEC/121238/2010 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/PSI/03125/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia