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Ramos, F. R., Kopke, R. C. M. & Domingos, A. M. (2017). Escher: Arte e Matemática desenhadas por alunos portugueses. In XII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Araçatuba: UNIP.
F. R. Ramos et al., "Escher: Arte e Matemática desenhadas por alunos portugueses", in XII Int. Conf. on Graphics Engineering for Arts and Design, Araçatuba, UNIP, 2017
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TY - CPAPER TI - Escher: Arte e Matemática desenhadas por alunos portugueses T2 - XII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design AU - Ramos, F. R. AU - Kopke, R. C. M. AU - Domingos, A. M. PY - 2017 CY - Araçatuba AB - Parte substancial da obra de Escher é dedicada ao estudo do Plano Euclidiano, nomeadamente numa perspetiva de o pavimentar. É sobre este tópico da obra de Escher que incide o presente trabalho o qual pode ser encardao como um ‘tributo’ a Escher e à sua arte. À semelhança de muitos outros já existentes na literatura, este trabalho retrata a harmonia e afinidade existente entre a Arte e a Matemática nas criações do artista. Porém, face a algumas particularidades, julgamos que o nosso estudo prima por alguma singularidade, sendo exemplo elucidativo da expressão gráfica nas Artes Visuais e na Matemática, associado ao relato de uma experiência vivida em contexo escolar. Sustentando-se numa análise e apresentação cuidada dos procedimentos seguidos por Escher para pavimentar o plano, um grupo de alunos em risco de abandono escolar (com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos que não tinham concluído o ensino básico), (re)criou a obra de Escher em painéis de azulejo, mediante produções artísticas originais. ER -