Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ramos, F. R., Kopke, R. C. M. & Domingos, A. M. (2017). Escher: Arte e Matemática desenhadas por alunos portugueses. In XII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Araçatuba: UNIP.
Exportar Referência (IEEE)
F. R. Ramos et al.,  "Escher: Arte e Matemática desenhadas por alunos portugueses", in XII Int. Conf. on Graphics Engineering for Arts and Design, Araçatuba, UNIP, 2017
Exportar BibTeX
@inproceedings{ramos2017_1734879495469,
	author = "Ramos, F. R. and Kopke, R. C. M. and Domingos, A. M.",
	title = "Escher: Arte e Matemática desenhadas por alunos portugueses",
	booktitle = "XII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design",
	year = "2017",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	publisher = "UNIP",
	address = "Araçatuba",
	organization = "ABEG"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Escher: Arte e Matemática desenhadas por alunos portugueses
T2  - XII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design
AU  - Ramos, F. R.
AU  - Kopke, R. C. M.
AU  - Domingos, A. M.
PY  - 2017
CY  - Araçatuba
AB  - Parte substancial da obra de Escher é dedicada ao estudo do Plano Euclidiano, nomeadamente numa perspetiva de o pavimentar. É sobre este tópico da obra de Escher que incide o presente trabalho o qual pode ser encardao como um ‘tributo’ a Escher e à sua arte. À semelhança de muitos outros já existentes na literatura, este trabalho retrata a harmonia e afinidade existente entre a Arte e a Matemática nas criações do artista. Porém, face a algumas particularidades, julgamos que o nosso estudo prima por alguma singularidade, sendo exemplo elucidativo da expressão gráfica nas Artes Visuais e na Matemática, associado ao relato de uma experiência vivida em contexo escolar. Sustentando-se numa análise e apresentação cuidada dos procedimentos seguidos por Escher para pavimentar o plano, um grupo de alunos em risco de abandono escolar (com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos que não tinham concluído o ensino básico), (re)criou a obra de Escher em painéis de azulejo, mediante produções artísticas originais.
ER  -