Publicação em atas de evento científico
Escher: Arte e Matemática desenhadas por alunos portugueses
Filipe R. Ramos (Ramos, F. R.); Regina Coeli Moraes Kopke (Kopke, R. C. M.); António Manuel Domingos (Domingos, A. M.);
XII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-18 11:30)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Parte substancial da obra de Escher é dedicada ao estudo do Plano Euclidiano, nomeadamente numa perspetiva de o pavimentar. É sobre este tópico da obra de Escher que incide o presente trabalho o qual pode ser encardao como um ‘tributo’ a Escher e à sua arte. À semelhança de muitos outros já existentes na literatura, este trabalho retrata a harmonia e afinidade existente entre a Arte e a Matemática nas criações do artista. Porém, face a algumas particularidades, julgamos que o nosso estudo prima por alguma singularidade, sendo exemplo elucidativo da expressão gráfica nas Artes Visuais e na Matemática, associado ao relato de uma experiência vivida em contexo escolar. Sustentando-se numa análise e apresentação cuidada dos procedimentos seguidos por Escher para pavimentar o plano, um grupo de alunos em risco de abandono escolar (com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos que não tinham concluído o ensino básico), (re)criou a obra de Escher em painéis de azulejo, mediante produções artísticas originais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Art,Escher,Mathematics,Tessellations,Isometric transformations