Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mateus, S. (2017). Vantagens na desvantagem? Articulando marcadores de diferença na análise sociológica do sucesso escolar [Advantages in disadvantage? Articulating difference markers in the sociological analysis of school success]. In Maria da Graça Jacintho Setton  (Ed.), Mérito, Desigualdades e Diferenças: cenários da (in)justiça escolar Brasil e Portugal. (pp. 179-201). S. Paulo: Annablume.
Exportar Referência (IEEE)
S. C. Gomes,  "Vantagens na desvantagem? Articulando marcadores de diferença na análise sociológica do sucesso escolar [Advantages in disadvantage? Articulating difference markers in the sociological analysis of school success]", in Mérito, Desigualdades e Diferenças: cenários da (in)justiça escolar Brasil e Portugal, Maria da Graça Jacintho Setton , Ed., S. Paulo, Annablume, 2017, pp. 179-201
Exportar BibTeX
@incollection{gomes2017_1714120779057,
	author = "Mateus, S.",
	title = "Vantagens na desvantagem? Articulando marcadores de diferença na análise sociológica do sucesso escolar [Advantages in disadvantage? Articulating difference markers in the sociological analysis of school success]",
	chapter = "",
	booktitle = "Mérito, Desigualdades e Diferenças: cenários da (in)justiça escolar Brasil e Portugal",
	year = "2017",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "179-179",
	publisher = "Annablume",
	address = "S. Paulo"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Vantagens na desvantagem? Articulando marcadores de diferença na análise sociológica do sucesso escolar [Advantages in disadvantage? Articulating difference markers in the sociological analysis of school success]
T2  - Mérito, Desigualdades e Diferenças: cenários da (in)justiça escolar Brasil e Portugal
AU  - Mateus, S.
PY  - 2017
SP  - 179-201
CY  - S. Paulo
AB  - No âmbito da sociologia da educação, em Portugal tal como internacionalmente, os marcadores de diferença social têm sido desde há muito observados como primados explicativos do sucesso escolar. Os contributos mais especializados tendem a focar-se num marcador específico, mas a articulação entre os vários marcadores produz efeitos específicos que interessa conhecer melhor, e onde podem surgir formas de vantagem na desvantagem. Analisar estes efeitos exige a convergência de quadros teóricos pouco dialogantes, como aqueles mais estruturalistas e mais críticos. Propomo-nos a debater esta articulação a partir de uma reflexão ensaística, tendo em conta a experiência e o conhecimento produzidos em pesquisas anteriores, realizadas em Portugal, que analisaram, em diferentes momentos, a presença, o sucesso e as transições escolares dos jovens descendentes de imigrantes, do ensino básico até ao ensino superior. 
ER  -