Capítulo de livro
Vantagens na desvantagem? Articulando marcadores de diferença na análise sociológica do sucesso escolar [Advantages in disadvantage? Articulating difference markers in the sociological analysis of school success]
Sandra Mateus (Mateus, S.);
Título Livro
Mérito, Desigualdades e Diferenças: cenários da (in)justiça escolar Brasil e Portugal
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-22 15:07)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
No âmbito da sociologia da educação, em Portugal tal como internacionalmente, os marcadores de diferença social têm sido desde há muito observados como primados explicativos do sucesso escolar. Os contributos mais especializados tendem a focar-se num marcador específico, mas a articulação entre os vários marcadores produz efeitos específicos que interessa conhecer melhor, e onde podem surgir formas de vantagem na desvantagem. Analisar estes efeitos exige a convergência de quadros teóricos pouco dialogantes, como aqueles mais estruturalistas e mais críticos. Propomo-nos a debater esta articulação a partir de uma reflexão ensaística, tendo em conta a experiência e o conhecimento produzidos em pesquisas anteriores, realizadas em Portugal, que analisaram, em diferentes momentos, a presença, o sucesso e as transições escolares dos jovens descendentes de imigrantes, do ensino básico até ao ensino superior.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Marcadores sociais de diferença,Educação,Sucesso escolar