Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Maia, M. (2009). Comportamentos sexuais de risco e barreiras ao teste de diagnóstico do VIH/sida. Sociedade, Saúde e Comportamentos. Jornadas de Antropologia.
Exportar Referência (IEEE)
M. A. Maia,  "Comportamentos sexuais de risco e barreiras ao teste de diagnóstico do VIH/sida", in Sociedade, Saúde e Comportamentos. Jornadas de Antropologia, Lisboa, 2009
Exportar BibTeX
@misc{maia2009_1711628344426,
	author = "Maia, M.",
	title = "Comportamentos sexuais de risco e barreiras ao teste de diagnóstico do VIH/sida",
	year = "2009"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Comportamentos sexuais de risco e barreiras ao teste de diagnóstico do VIH/sida
T2  - Sociedade, Saúde e Comportamentos. Jornadas de Antropologia
AU  - Maia, M.
PY  - 2009
CY  - Lisboa
AB  - Tenta-se compreender a forma como os indivíduos categorizam os comportamentos de risco e os comportamentos seguros, e as lógicas subjacentes a essas categorias; apreender as formas de gestão e prevenção da infecção pelo VIH, que podem ou não ser consentâneas com os discursos das campanhas de prevenção; e perceber os significados e dinâmicas que orientam as práticas dos indivíduos quanto à realização do teste de diagnóstico do VIH e o modo como o Centro de Aconselhamento e Detecção do VIH/SIDA (CAD) medeia o teste. 
Realizaram-se entrevistas semi-directivas a quinze homens e mulheres adultos residentes em Portugal e fez-se uma análise dos dados sociodemográficos de dois CAD, o de Bragança e o de Aveiro, em Portugal. Com as primeiras, procurámos recensear as atitudes e as motivações em relação à realização do teste do VIH. A segunda linha de inquirição, que assenta nas fontes estatísticas, procura-se explorar as mesmas questões recorrendo aos dados sociodemográficos dos utentes dos CAD. 
O medo da estigmatização constitui um obstáculo ao diagnóstico. A discriminação favorece os comportamentos de risco. 
A falta de informação e a marginalização de certas pessoas representam um outro problema. As pessoas que não têm uma auto-percepção do risco e as pessoas marginalizadas são diagnosticadas tardiamente. 

ER  -