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Piteira, M. , Costa, C. J. & Aparicio, M. (2017). CANOE e Fluxo: determinantes na adoção de curso de programação online gamificado. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação/Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI). 0 (25), 34-52
M. D. Piteira et al., "CANOE e Fluxo: determinantes na adoção de curso de programação online gamificado", in RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação/Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI), vol. 0, no. 25, pp. 34-52, 2017
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TY - JOUR TI - CANOE e Fluxo: determinantes na adoção de curso de programação online gamificado T2 - RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação/Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI) VL - 0 IS - 25 AU - Piteira, M. AU - Costa, C. J. AU - Aparicio, M. PY - 2017 SP - 34-52 SN - 1646-9895 DO - 10.17013/risti.25.34-53 UR - http://www.risti.xyz/ AB - Atualmente o saber programar é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho. A gamificação é uma solução emergente que tem vindo a ser adotada na educação e que contribui para incentivar e estimular os estudantes ao estudo da programação. Este estudo propõe um modelo explicativo que incorpora as cinco dimensões da personalidade (CANOE) e o fluxo como determinantes na adoção de um curso online de programação gamificado. O estudo foi conduzido com uma amostra de alunos universitários, e o modelo explicativo foi validado usando a modelação de equações estruturais. Os resultados indicam que o CANOE tem efeitos positivos no prazer de utilização, facilidade de utilização e utilidade percebida. O fluxo tem efeitos positivos no prazer de utilização e no uso. Os resultados são um contributo para a compreensão dos determinantes na adoção de cursos online gamificados. ER -