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Piteira, M. , Costa, C. J. & Aparicio, M. (2017). CANOE e Fluxo: determinantes na adoção de curso de programação online gamificado. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação/Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI). 0 (25), 34-52
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M. D. Piteira et al.,  "CANOE e Fluxo: determinantes na adoção de curso de programação online gamificado", in RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação/Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI), vol. 0, no. 25, pp. 34-52, 2017
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	title = "CANOE e Fluxo: determinantes na adoção de curso de programação online gamificado",
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	year = "2017",
	volume = "0",
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	doi = "10.17013/risti.25.34-53",
	pages = "34-52",
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}
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TY  - JOUR
TI  - CANOE e Fluxo: determinantes na adoção de curso de programação online gamificado
T2  - RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação/Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI)
VL  - 0
IS  - 25
AU  - Piteira, M. 
AU  - Costa, C. J.
AU  - Aparicio, M.
PY  - 2017
SP  - 34-52
SN  - 1646-9895
DO  - 10.17013/risti.25.34-53
UR  - http://www.risti.xyz/
AB  - Atualmente o saber programar é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho. A gamificação é uma solução emergente que tem vindo a ser adotada na educação e que contribui para incentivar e estimular os estudantes ao estudo da programação. Este estudo propõe um modelo explicativo que incorpora as cinco dimensões da personalidade (CANOE) e o fluxo como determinantes na adoção de um curso online de programação gamificado. O estudo foi conduzido com uma amostra de alunos universitários, e o modelo explicativo foi validado usando a modelação de equações estruturais. Os resultados indicam que o CANOE tem efeitos positivos no prazer de utilização, facilidade de utilização e utilidade percebida. O fluxo tem efeitos positivos no prazer de utilização e no uso. Os resultados são um contributo para a compreensão dos determinantes na adoção de cursos online gamificados.
ER  -