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Flores, I. & Sousa Ferreira, A.; Ferreira, A. S. (2015). Resultados PISA e desenvolvimento económico de diversos países. In Miguéns, M. (Ed.), Estado da Educação 2014. (pp. 13-17). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
I. Flores and A. M. Ferreira, "Resultados PISA e desenvolvimento económico de diversos países", in Estado da Educação 2014, Miguéns, M., Ed., Lisboa, Conselho Nacional de Educação, 2015, pp. 13-17
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TY - CHAP TI - Resultados PISA e desenvolvimento económico de diversos países T2 - Estado da Educação 2014 AU - Flores, I. AU - Sousa Ferreira, A.; Ferreira, A. S. PY - 2015 SP - 13-17 SN - 1647-8541 CY - Lisboa AB - O projeto aqEDUto: Avaliação, Qualidade e Equidade na Educação2 tem como propósito construir um quadro explicativo sobre avaliação, qualidade e equidade em educação, baseado em investigação comparada a partir das bases de dados dos alunos portugueses que participaram nos sucessivos ciclos de testes PISA. Pretende-se contribuir para uma matriz de conhecimento sobre o sistema, discriminando e sistematizando os fatores que se relacionam com os resultados PISA, nomeadamente os fatores responsáveis pela evolução positiva verificada em Portugal no período 2000-2012. O estudo tem como objetivo responder à pergunta principal De que forma podemos explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA? considerando três eixos fundamentais: (i) os alunos, i.e., alterações na condição social, económica, cultural, comportamental e motivacional dos alunos e das famílias; (ii) as escolas, i.e., mudanças na organização escolar; e (iii) o país, i.e., variações nas condições económicas a nível macro do país. É no âmbito do terceiro eixo que a contribuição que se publica nesta edição do Estado da Educação se enquadra, mobilizando, nesta fase, além dos resultados PISA, informação sobre evolução económica e social de Portugal e de outros países, recorrendo a indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Tem-se como ponto de partida a reconhecida evolução positiva dos resultados de Portugal nos diferentes ciclos PISA3, registando-se uma subida sustentada em todos os domínios avaliados (Figura 1.1.1.), com destaque para a Matemática, domínio em que a subida foi muito acentuada (de um score médio de 454 pontos, em 2000, para 487 pontos, em 2012). Nesta primeira etapa, o estudo centra-se na análise comparada entre qualidade da educação (medida por scores PISA) e desenvolvimento económico. Procura-se, deste modo, dar resposta à questão: A evolução dos resultados obtidos pelos alunos portugueses é melhor que a evolução do desenvolvimento do país? ER -