Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Flores, I. & Sousa Ferreira, A.; Ferreira, A. S.  (2015). Resultados PISA e desenvolvimento económico de diversos países. In Miguéns, M. (Ed.), Estado da Educação 2014. (pp. 13-17). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
Exportar Referência (IEEE)
I. Flores and A. M. Ferreira,  "Resultados PISA e desenvolvimento económico de diversos países", in Estado da Educação 2014, Miguéns, M., Ed., Lisboa, Conselho Nacional de Educação, 2015, pp. 13-17
Exportar BibTeX
@incollection{flores2015_1714114199575,
	author = "Flores, I. and Sousa Ferreira, A.; Ferreira, A. S. ",
	title = "Resultados PISA e desenvolvimento económico de diversos países",
	chapter = "",
	booktitle = "Estado da Educação 2014",
	year = "2015",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "CNE",
	pages = "13-13",
	publisher = "Conselho Nacional de Educação",
	address = "Lisboa"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Resultados PISA e desenvolvimento económico de diversos países
T2  - Estado da Educação 2014
AU  - Flores, I.
AU  - Sousa Ferreira, A.; Ferreira, A. S. 
PY  - 2015
SP  - 13-17
SN  - 1647-8541
CY  - Lisboa
AB  - O projeto aqEDUto: Avaliação, Qualidade e Equidade na Educação2 tem como propósito construir um quadro explicativo sobre avaliação, qualidade e equidade em educação, baseado em investigação comparada a partir das bases de dados dos alunos portugueses que participaram nos sucessivos ciclos de testes PISA. Pretende-se contribuir para uma matriz de conhecimento sobre o sistema, discriminando e sistematizando os fatores que se relacionam com os resultados PISA, nomeadamente os fatores responsáveis pela evolução positiva verificada em Portugal no período 2000-2012. O estudo tem como objetivo responder à pergunta principal De que forma podemos explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA? considerando três eixos fundamentais: (i) os alunos, i.e., alterações na condição social, económica, cultural, comportamental e motivacional dos alunos e das famílias; (ii) as escolas, i.e., mudanças na organização escolar; e (iii) o país, i.e., variações nas condições económicas a nível macro do país. É no âmbito do terceiro eixo que a contribuição que se publica nesta edição do Estado da Educação se enquadra, mobilizando, nesta fase, além dos resultados PISA, informação sobre evolução económica e social de Portugal e de outros países, recorrendo a indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Tem-se como ponto de partida a reconhecida evolução positiva dos resultados de Portugal nos diferentes ciclos PISA3, registando-se uma subida sustentada em todos os domínios avaliados (Figura 1.1.1.), com destaque para a Matemática, domínio em que a subida foi muito acentuada (de um score médio de 454 pontos, em 2000, para 487 pontos, em 2012). Nesta primeira etapa, o estudo centra-se na análise comparada entre qualidade da educação (medida por scores PISA) e desenvolvimento económico. Procura-se, deste modo, dar resposta à questão: A evolução dos resultados obtidos pelos alunos portugueses é melhor que a evolução do desenvolvimento do país?
ER  -