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Madureira, C. (2004). A avaliação da formação na Administração Pública portuguesa no período de 1992 a 2001. Lusíada, Economia e Empresa. 4, 138-163
C. N. Madureira, "A avaliação da formação na Administração Pública portuguesa no período de 1992 a 2001", in Lusíada, Economia e Empresa, no. 4, pp. 138-163, 2004
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TY - JOUR TI - A avaliação da formação na Administração Pública portuguesa no período de 1992 a 2001 T2 - Lusíada, Economia e Empresa IS - 4 AU - Madureira, C. PY - 2004 SP - 138-163 SN - 1647-4120 UR - http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/lee/index AB - Num contexto em que se clama pela necessidade de identificação, tão exacta quanto possível do contributo da formação para os resultados organizacionais, importa em definitivo investir na sua avaliação; Segundo o modelo de Kirkpatrick, esta avaliação pode desenvolver-se em 4 etapas: a reacção, a aprendizagem, o comportamento e o impacto nos resultados organizacionais; As vertentes institucional e cultural das organizações públicas constituem-se como constrangimentos adicionais para o desenvolvimento de um ciclo de formação em que a avaliação possa ser objectiva; A avaliação do PROFAP (1992 a 1999) e a avaliação da formação comportamental (1996-2001) identificam as principais lacunas da Administração Publica portuguesa nesta matéria. ER -