Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Matias, A.R. (2017). Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos. I Encontro Educação de Adultos Prá Vida, Celebração do Ano Europeu de Educação de Adultos,Escola Superior de Educação de Coimbra.
A. R. Matias, "Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos.", in I Encontro Educação de Adultos Prá Vida, Celebração do Ano Europeu de Educação de Adultos,Escola Superior de Educação de Coimbra, Coimbra, 2017
@misc{matias2017_1732219076595, author = "Matias, A.R.", title = "Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos.", year = "2017", howpublished = "Ambos (impresso e digital)", url = "https://www.esec.pt/eventos/i-encontro-educacao-de-adultos-pra-vida-celebracao-do-ano-europeu-da-educacao-de-adultos" }
TY - CPAPER TI - Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos. T2 - I Encontro Educação de Adultos Prá Vida, Celebração do Ano Europeu de Educação de Adultos,Escola Superior de Educação de Coimbra AU - Matias, A.R. PY - 2017 CY - Coimbra UR - https://www.esec.pt/eventos/i-encontro-educacao-de-adultos-pra-vida-celebracao-do-ano-europeu-da-educacao-de-adultos AB - A comunicação centra-se-à nas políticas oficiais de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos desde 2001, discutindo sobre a forma como estes programas têm conceptualizado a população-alvo, seja nos objetivos de cada medida seja na sua implementação no terreno. A relevância desta análise deve-se à constatação de como, ao longo do processo de implementação destes programas ao nível nacional, a ausência de módulos de alfabetização para indivíduos adultos imigrantes com pouca ou nenhuma escolaridade tem sido uma constante, apenas suprida pelas estratégias informais dos professores, formadores e voluntários. Apenas recentemente se tem observado algum investimento neste sentido (2017), assim como ao nível da necessidade de aferição de perfis sociolinguísticos dos aprendentes. Concluí-se pela necessidade de ter em conta medidas adequadas à especificidade deste público, implicando repensar na integração das populações de origem imigrante de forma holística, e sobretudo ao nível colectivo e intergeracional. ER -