Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Matias, A.R. (2017). Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos. I Encontro Educação de Adultos Prá Vida, Celebração do Ano Europeu de Educação de Adultos,Escola Superior de Educação de Coimbra.
Exportar Referência (IEEE)
A. R. Matias,  "Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos.", in I Encontro Educação de Adultos Prá Vida, Celebração do Ano Europeu de Educação de Adultos,Escola Superior de Educação de Coimbra, Coimbra, 2017
Exportar BibTeX
@misc{matias2017_1732219076595,
	author = "Matias, A.R.",
	title = "Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos.",
	year = "2017",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
	url = "https://www.esec.pt/eventos/i-encontro-educacao-de-adultos-pra-vida-celebracao-do-ano-europeu-da-educacao-de-adultos"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos.
T2  - I Encontro Educação de Adultos Prá Vida, Celebração do Ano Europeu de Educação de Adultos,Escola Superior de Educação de Coimbra
AU  - Matias, A.R.
PY  - 2017
CY  - Coimbra
UR  - https://www.esec.pt/eventos/i-encontro-educacao-de-adultos-pra-vida-celebracao-do-ano-europeu-da-educacao-de-adultos
AB  - A comunicação centra-se-à nas políticas oficiais de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos desde 2001, discutindo sobre a forma como estes programas têm conceptualizado a população-alvo, seja nos objetivos de cada medida seja na sua implementação no terreno.
A relevância desta análise deve-se à constatação de como, ao longo do processo de implementação destes programas ao nível nacional, a ausência de módulos de alfabetização para indivíduos adultos imigrantes com pouca ou nenhuma escolaridade tem sido uma constante, apenas suprida pelas estratégias informais dos professores, formadores e voluntários. 
Apenas recentemente se tem observado algum investimento neste sentido (2017), assim como ao nível da necessidade de aferição de perfis sociolinguísticos dos aprendentes. Concluí-se pela necessidade de ter em conta medidas adequadas à especificidade deste público, implicando repensar na integração das populações de origem imigrante de forma holística, e sobretudo ao nível colectivo e intergeracional.

ER  -