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Matias, A.R. (2017). Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos. I Encontro Educação de Adultos Prá Vida, Celebração do Ano Europeu de Educação de Adultos,Escola Superior de Educação de Coimbra.
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A. R. Matias,  "Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos.", in I Encontro Educação de Adultos Prá Vida, Celebração do Ano Europeu de Educação de Adultos,Escola Superior de Educação de Coimbra, Coimbra, 2017
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TY  - CPAPER
TI  - Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos.
T2  - I Encontro Educação de Adultos Prá Vida, Celebração do Ano Europeu de Educação de Adultos,Escola Superior de Educação de Coimbra
AU  - Matias, A.R.
PY  - 2017
CY  - Coimbra
UR  - https://www.esec.pt/eventos/i-encontro-educacao-de-adultos-pra-vida-celebracao-do-ano-europeu-da-educacao-de-adultos
AB  - A comunicação centra-se-à nas políticas oficiais de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos desde 2001, discutindo sobre a forma como estes programas têm conceptualizado a população-alvo, seja nos objetivos de cada medida seja na sua implementação no terreno.
A relevância desta análise deve-se à constatação de como, ao longo do processo de implementação destes programas ao nível nacional, a ausência de módulos de alfabetização para indivíduos adultos imigrantes com pouca ou nenhuma escolaridade tem sido uma constante, apenas suprida pelas estratégias informais dos professores, formadores e voluntários. 
Apenas recentemente se tem observado algum investimento neste sentido (2017), assim como ao nível da necessidade de aferição de perfis sociolinguísticos dos aprendentes. Concluí-se pela necessidade de ter em conta medidas adequadas à especificidade deste público, implicando repensar na integração das populações de origem imigrante de forma holística, e sobretudo ao nível colectivo e intergeracional.

ER  -