Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos.
Título Evento
I Encontro Educação de Adultos Prá Vida, Celebração do Ano Europeu de Educação de Adultos,Escola Superior de Educação de Coimbra
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
A comunicação centra-se-à nas políticas oficiais de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos desde 2001, discutindo sobre a forma como estes programas têm conceptualizado a população-alvo, seja nos objetivos de cada medida seja na sua implementação no terreno.
A relevância desta análise deve-se à constatação de como, ao longo do processo de implementação destes programas ao nível nacional, a ausência de módulos de alfabetização para indivíduos adultos imigrantes com pouca ou nenhuma escolaridade tem sido uma constante, apenas suprida pelas estratégias informais dos professores, formadores e voluntários.
Apenas recentemente se tem observado algum investimento neste sentido (2017), assim como ao nível da necessidade de aferição de perfis sociolinguísticos dos aprendentes. Concluí-se pela necessidade de ter em conta medidas adequadas à especificidade deste público, implicando repensar na integração das populações de origem imigrante de forma holística, e sobretudo ao nível colectivo e intergeracional.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Projetos Relacionados
Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):