Políticas de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos em Portugal com pouca ou nenhuma escolarização: institucionalização e desafios
Políticas de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos em Portugal com pouca ou nenhuma escolarização: institucionalização e desafios
Descrição

O objectivo geral do projeto é justamente contribuir para a definição de estratégias de aprendizagem adequadas aos adultos imigrantes com pouca ou nenhuma escolaridade, em diferentes contextos de aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua não materna, no intuito de incluir este grupo específico nos programas de aprendizagem em curso.

Pretendeu-se, primeiro, traçar uma caracterização da população nacional de países terceiros a frequentar os diversos contextos formativos de ensino de português língua não materna existentes na oferta educativa e institucional a nível nacional, procurando identificar as características sociodemográficas do subgrupo que é objecto central deste estudo. Esta dupla caracterização, que constituiu um primeiro patamar no plano de trabalhos, possibilitou identificar os grupos mais vulneráveis dentro de um grupo já de si com necessidade específicas a nível de competências linguísticas e dificuldades no acesso à formação, bem como revelar a sua importância no seio da população de origem imigrante.

Num segundo momento, investigamos como a alfabetização de imigrantes/estrangeiros em Portugal tem sido tida em conta ao nível das políticas de integração destinada à população imigrante, seja em termos de inserção socioprofissional, de oportunidades educativas, processos de naturalização ou de participação cidadã. Dentro das políticas existentes focamos no enquadramento do processo de aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua não materna no seio das políticas de integração, revisando os recursos existentes para este fim -- materiais diversos, recursos humanos, espaços disponíveis, redes de trabalho implicadas.

Num terceiro momento, levamos a cabo o aprofundamento destes contextos e do perfil dos indivíduos, através dum trabalho de etnográfica de sala de aulas e etnografia linguística em contextos diferentes de formação na Grande Lisboa.

Da combinação destes três momentos de investigação elaboramos um diagnóstico das políticas e metodologias educativas no respeitante aos nacionais de países terceiros com baixas competências em literacia em qualquer língua, a frequentar as várias ofertas formativas no âmbito do português língua não materna. Levamos a cabo esta tarefa caracterizando e avaliando a adequação das práticas educacionais no contexto formativo e na sala de aula em particular, prestando particular atenção à adequação dos programas e à interação estabelecida entre professores/formadores e alunos. 

Finalmente, em termos metodológicos foi nossa intenção deslocar o foco de uma abordagem psicossocial da aprendizagem duma língua não materna dando maior peso às dimensões sociais e antropológicas da aprendizagem da língua. Para tal mostram-se fundamentais considerações da sociolinguística, que desde os anos 70 do século XX têm dedicado uma particular atenção a este tipo de aprendizagem. A opção por uma abordagem mais interdisciplinar justifica-se pela necessidade de contemplar, em processos de aprendizagem de língua não materna para adultos, questões associadas à construção da identidade de populações com origens nacionais, linguísticas e culturais muito distintas, e por vezes mesmo ao nível social.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte -- Parceiro 2014-01-01 2016-12-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Ana Raquel Matias Professora Auxiliar (DS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Coordenadora Global 2014-01-01 2016-12-31
Nuno Filipe de Castro Oliveira Professor Auxiliar Convidado (DS); Investigador Integrado (CIES-Iscte); Coordenador Global 2014-01-01 2016-12-31
Alejandra Ortiz Investigadora Associada (CIES-Iscte); Investigadora 2014-01-01 2016-12-31
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)
Ano Tipo de publicação Referência Completa
2017 Comunicação em evento científico Matias, A.R. (2017). Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos. I Encontro Educação de Adultos Prá Vida, Celebração do Ano Europeu de Educação de Adultos, Escola Superior de Educação de Coimbra .
2016 Artigo em revista científica Matias, A. R., Oliveira, N. & Ortiz, A. (2016). Implementing training in Portuguese for speakers of other languages in Portugal: the case of adult immigrants with little or no schooling. Language and Intercultural Communication. 16 (1), 99-116
2016 Publicação em atas de evento científico Oliveira, N., Matias, A. R. & Ortiz, A. (2016). Políticas de ensino da língua Portuguesa para imigrantes adultos em Portugal: Institucionalização e desafios. In IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios. Faro: Associação Portuguesa de Sociologia.
2016 Comunicação em evento científico Oliveira, Nuno, Matias, A.R. & Ortiz, Alejandra (2016). A implementação da formação em Português para Falantes de Outras Línguas em Portugal: o caso dos imigrantes adultos com pouca ou nenhuma escolaridade. IX Congresso Português de Sociologia 2016, Territórios educativos e (re)produção de desigualdades, exclusões e inclusões.
2015 Comunicação em evento científico Oliveira, Nuno, Matias, A.R. & Ortiz, Alejandra (2015). Políticas de ensino de Português Língua Não Materna: O caso dos imigrantes adultos com pouca ou nenhuma literacia em qualquer língua. XII CONLAB Congresso Luso-Afro-Brasileiro. Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos depois.
2015 Comunicação em evento científico Matias, A.R., Oliveira, Nuno & Ortiz, Alejandra (2015). Implementing Portuguese for Speakers of Other Languages in Portugal: The case of immigrant adults with no or low education in any language. Colloque Internationale “Sciences Humaines et Sociales, Sciences du Langage : Méthodologies Transversales .
2015 Comunicação em evento científico Matias, A.R., Ortiz, Alejandra & Oliveira, Nuno (2015). Learning Processes on Portuguese for Speakers of Other Languages: the case of Adult Immigrants with Little or no Literacy in any Language. II Simpósium International EDiSo - Discursos e Sociedades em Movimento.
Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Políticas de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos em Portugal com pouca ou nenhuma escolarização: institucionalização e desafios
2014-01-01
2016-12-31