Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Varela, P., Raposo, O. & Ferro, L. (2018). Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais. Da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora. Sociologia, Problemas e Práticas. 86, 109-132
Exportar Referência (IEEE)
P. M. Varela et al.,  "Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais. Da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 86, pp. 109-132, 2018
Exportar BibTeX
@article{varela2018_1732258015431,
	author = "Varela, P. and Raposo, O. and Ferro, L.",
	title = "Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais. Da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora",
	journal = "Sociologia, Problemas e Práticas",
	year = "2018",
	volume = "",
	number = "86",
	doi = "10.7458/SPP2018867447",
	pages = "109-132",
	url = "http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais. Da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora
T2  - Sociologia, Problemas e Práticas
IS  - 86
AU  - Varela, P.
AU  - Raposo, O.
AU  - Ferro, L.
PY  - 2018
SP  - 109-132
SN  - 0873-6529
DO  - 10.7458/SPP2018867447
UR  - http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp
AB  - As fronteiras geracionais são habitualmente apontadas como fatores de diferenciação social no que toca às práticas e construções de determinados géneros musicais e estilos de vida associados. A partir de uma pesquisa etnográfica realizada no bairro da Cova da Moura e noutros lugares do circuito musical africano da Amadora, protagonizado por imigrantes cabo-verdianos, concluímos que as sociabilidades e as trocas culturais entre artistas de várias gerações, muitas vezes estabelecidas a propósito da partilha de saberes relacionados com os usos das novas tecnologias, por um lado, e com a aprendizagem de instrumentos musicais, por outro, adquirem uma importância ímpar na construção das identidades sociais. Deste modo, salienta-se a centralidade da música nas trajetórias migrantes que se cruzam em vários espaços da Amadora.
ER  -