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Varela, P., Raposo, O. & Ferro, L. (2018). Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais. Da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora. Sociologia, Problemas e Práticas. 86, 109-132
P. M. Varela et al., "Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais. Da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 86, pp. 109-132, 2018
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TY - JOUR TI - Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais. Da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora T2 - Sociologia, Problemas e Práticas IS - 86 AU - Varela, P. AU - Raposo, O. AU - Ferro, L. PY - 2018 SP - 109-132 SN - 0873-6529 DO - 10.7458/SPP2018867447 UR - http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp AB - As fronteiras geracionais são habitualmente apontadas como fatores de diferenciação social no que toca às práticas e construções de determinados géneros musicais e estilos de vida associados. A partir de uma pesquisa etnográfica realizada no bairro da Cova da Moura e noutros lugares do circuito musical africano da Amadora, protagonizado por imigrantes cabo-verdianos, concluímos que as sociabilidades e as trocas culturais entre artistas de várias gerações, muitas vezes estabelecidas a propósito da partilha de saberes relacionados com os usos das novas tecnologias, por um lado, e com a aprendizagem de instrumentos musicais, por outro, adquirem uma importância ímpar na construção das identidades sociais. Deste modo, salienta-se a centralidade da música nas trajetórias migrantes que se cruzam em vários espaços da Amadora. ER -