Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Dores, A. (2017). O papel das ciências sociais na criação de condições de paz. Para além das Fronteiras.
Exportar Referência (IEEE)
A. P. Dores,  "O papel das ciências sociais na criação de condições de paz", in Para além das Fronteiras, Lisboa, 2017
Exportar BibTeX
@misc{dores2017_1714008105059,
	author = "Dores, A.",
	title = "O papel das ciências sociais na criação de condições de paz",
	year = "2017",
	howpublished = "Digital",
	url = "http://home.iscte-iul.pt/~apad/novosite2007/texto/Estrutura%20final%20pain_is.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - O papel das ciências sociais na criação de condições de paz
T2  - Para além das Fronteiras
AU  - Dores, A.
PY  - 2017
CY  - Lisboa
UR  - http://home.iscte-iul.pt/~apad/novosite2007/texto/Estrutura%20final%20pain_is.pdf
AB  - Uma pergunta perturbadora é a de saber como e se a consciência de que a história da violência extrema se pode estar a repetir com esta crise, em termos equivalentes àqueles que não evitaram a II Grande Guerra, é capaz de fazer parar o prenúncio do desastre.
A figura do herói clássico – ou do cowboy moderno – pode acontecer? A democracia pode funcionar a favor da paz na época da geração mais bem-educada de sempre? As instituições e os estados, que nunca os houve tantos e tão interligados entre si, estão em condições de favorecer a racionalidade na vida internacional?
António Guterres, como secretário-geral da ONU, estará em posição privilegiada para responder a estas perguntas. Este artigo relata a experiência de um sociólogo que encaminhou o pedido pungente de uma voluntária grega seis anos antes da “invasão” dos refugiados sírios da UE para informar o mundo do que se passava então na fronteira de Lesbos. Isso não evitou as desumanidades que se viveram nessa ilha, e continuam presumivelmente a viver.
Em que condições será possível passar a mobilizar as ciências sociais e as suas publicações para prestar serviços de pacificação à humanidade?

ER  -