Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Dores, A. (2017). O papel das universidades. Para que serve a sociologia?.
Exportar Referência (IEEE)
A. P. Dores,  "O papel das universidades", in Para que serve a sociologia?, 2017
Exportar BibTeX
@misc{dores2017_1714102886532,
	author = "Dores, A.",
	title = "O papel das universidades",
	year = "2017",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://sociologia.hypotheses.org/530"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - O papel das universidades
T2  - Para que serve a sociologia?
AU  - Dores, A.
PY  - 2017
UR  - https://sociologia.hypotheses.org/530
AB  - O vigor da proposta RBI resulta do vigor do activismo académico na defesa dessa ideia vaga, que precisa ser concretizada. Os hábitos académicos, de ponderação inacabada e sempre aberta, não se coadunam com a necessidade de tornar o RBI num processo político pragmático. Há que jogar o jogo da política.

O RBI não é um modelo de sociedade. Não concorre com as ideologias. É um modelo de negócio contra o ócio social. Todos passarão a ter o suficiente para viver e, portanto, devem preocupar-se sobre como viver uma melhor vida possível. Para isso, presume-se que as pessoas deixarão de fazer aquilo a que são obrigadas e passam a fazer aquilo que lhes parece mais útil. Passarão a assumir o princípio da subsidiariedade nas suas próprias mãos. Quer dizer, milhões de pequenos problemas que atrapalham o nosso quotidiano tenderão a desaparecer. Pela simples razão de que a liberdade conquistada exige, espontaneamente, responsabilidade, orientação para a vida. Com excepções, certamente. Mas não tantas quantas as que se verificam actualmente.
ER  -