Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Capucha, Luís (1998). Exclusão social e acesso ao emprego: paralelas que podem convergir. Sociedade e Trabalho. 3, 60-69
Exportar Referência (IEEE)
L. M. Capucha,  "Exclusão social e acesso ao emprego: paralelas que podem convergir", in Sociedade e Trabalho, no. 3, pp. 60-69, 1998
Exportar BibTeX
@article{capucha1998_1713464312547,
	author = "Capucha, Luís",
	title = "Exclusão social e acesso ao emprego: paralelas que podem convergir",
	journal = "Sociedade e Trabalho",
	year = "1998",
	volume = "",
	number = "3",
	pages = "60-69"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Exclusão social e acesso ao emprego: paralelas que podem convergir
T2  - Sociedade e Trabalho
IS  - 3
AU  - Capucha, Luís
PY  - 1998
SP  - 60-69
SN  - 0873-8858
AB  - As sociedades desenvolvidas vêm-se confrontadas, nos nossos dias, com uma nova questão social relativa à exclusão profissional de sectores significativos da população. Postas às margem do sistema produtivo, as pessoas atingidas pelo fenómeno tendem a acumular desvantagens e a ver-se excluídas da possibilidade de participar na vida em sociedade e de direitos de cidadania elementares.

No presente artigo procura-se analisar os principais factores materiais e simbólicos, de ordem societal e de ordem pessoal, associados à produção das situações de exclusão, para de seguida se abordar a forma como eles convergem de maneiras diversas configurando diferentes tipos de desfavorecimento no acesso ao emprego. Num quadro geral de grande escassez de oportunidades de inserção profissional, identificou-se um tipo de situação em que o maior obstáculo é constituído por um handicap específico das pessoas, outro em que predominam as fracas qualificações e capacidades, um terceiro em que sobressai a acomodação a círculos de pobreza instalada e, finalmente, um quarto que engloba a adopção de modos de vida marginais.

A verificação desta diversidade constitui um elemento importante para a concepção de medidas de política e de intervenções que, para serem eficientes, devem ser adaptáveis a cada situação concreta. Uma breve abordagem da questão das políticas revela que existe em Portugal um hiato entre o quadro jurídico e institucional e as práticas reais. Se é preciso desenvolver o primeiro, é prioritário fazer com que as segundas elevem os padrões de qualidade, principalmente na área da formação especial e do apoio ao emprego.
ER  -