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Reis, B. C. & Sousa, J. C. (2017). A invisibilidade do desemprego (juvenil) no discurso mediático da imprensa portuguesa. Observatorio (OBS*). 11 (1), 134-148
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B. C. Reis and J. C. Sousa,  "A invisibilidade do desemprego (juvenil) no discurso mediático da imprensa portuguesa", in Observatorio (OBS*), vol. 11, no. 1, pp. 134-148, 2017
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}
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TY  - JOUR
TI  - A invisibilidade do desemprego (juvenil) no discurso mediático da imprensa portuguesa
T2  - Observatorio (OBS*)
VL  - 11
IS  - 1
AU  - Reis, B. C.
AU  - Sousa, J. C.
PY  - 2017
SP  - 134-148
SN  - 1646-5954
DO  - 10.15847/obsOBS1102017989
UR  - http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/989
AB  - A actual crise internacional, que deriva do colapso subprime de 2006, gerou um efeito económico recessivo à escala global. No contexto português a consequência maior do fenómeno é o acentuar da precarização laboral e o aumento do desemprego juvenil. Importa perceber como a imprensa diária constrói a cobertura mediática deste fenómeno social e em que termos propõe o debate público. Para a concretização do objectivo enunciado efectuamos em dois jornais diários portugueses; a) uma análise de conteúdo, apurando frequências e temáticas acerca do desemprego (juvenil) e b) um estudo discursivo, acerca de como os media apresentam e representam os (jovens) desempregados. Os resultados revelam um alheamento mediático em relação ao fenómeno, que prima por uma cobertura minimalista e um excessivo enfoque institucional do problema, prática que neutraliza a compreensão da complexidade do fenómeno.
ER  -