Artigo em revista científica Q3
A invisibilidade do desemprego (juvenil) no discurso mediático da imprensa portuguesa
Bruno Carriço Reis (Reis, B. C.); João Carlos Sousa (Sousa, J. C.);
Título Revista
Observatorio (OBS*)
Ano
2017
Língua
Português
País
Portugal
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(Última verificação: 2019-04-22 05:02)

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Abstract/Resumo
A actual crise internacional, que deriva do colapso subprime de 2006, gerou um efeito económico recessivo à escala global. No contexto português a consequência maior do fenómeno é o acentuar da precarização laboral e o aumento do desemprego juvenil. Importa perceber como a imprensa diária constrói a cobertura mediática deste fenómeno social e em que termos propõe o debate público. Para a concretização do objectivo enunciado efectuamos em dois jornais diários portugueses; a) uma análise de conteúdo, apurando frequências e temáticas acerca do desemprego (juvenil) e b) um estudo discursivo, acerca de como os media apresentam e representam os (jovens) desempregados. Os resultados revelam um alheamento mediático em relação ao fenómeno, que prima por uma cobertura minimalista e um excessivo enfoque institucional do problema, prática que neutraliza a compreensão da complexidade do fenómeno.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Desemprego (juvenil),Crise,Discurso Mediático
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
  • Ciências da Comunicação - Ciências Sociais