Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Torres, A., Ferraz, S., Rodrigues, H. & Matos, F. (2016). Os processos de gestão do conhecimento influentes na inovação organizacional. International Journal of Knowledge Engineering and Management. 5 (12), 1-28
Exportar Referência (IEEE)
A. Torres et al.,  "Os processos de gestão do conhecimento influentes na inovação organizacional", in Int. Journal of Knowledge Engineering and Management, vol. 5, no. 12, pp. 1-28, 2016
Exportar BibTeX
@article{torres2016_1714192140284,
	author = "Torres, A. and Ferraz, S. and Rodrigues, H. and Matos, F.",
	title = "Os processos de gestão do conhecimento influentes na inovação organizacional",
	journal = "International Journal of Knowledge Engineering and Management",
	year = "2016",
	volume = "5",
	number = "12",
	pages = "1-28",
	url = "http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJKEM/article/view/4074"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Os processos de gestão do conhecimento influentes na inovação organizacional
T2  - International Journal of Knowledge Engineering and Management
VL  - 5
IS  - 12
AU  - Torres, A.
AU  - Ferraz, S.
AU  - Rodrigues, H.
AU  - Matos, F.
PY  - 2016
SP  - 1-28
SN  - 2316-6517
UR  - http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJKEM/article/view/4074
AB  - Objetivo: Este estudo é uma investigação empírica que propõe e testa um modelo dos “Processos de gestão do conhecimento influentes na inovação organizacional”.

Design/Metodologia/Abordagem: Os dados utilizados foram obtidos de uma amostra de organizações de diferentes sectores de atividade e recolhidos através da aplicação de um questionário eletrônico.

Resultados: Os resultados da análise fatorial identificam a dimensão Processos e duas dimensões que representam a Inovação – “Inovação de produtos e processos” e “Inovação de mercado”. Os resultados do modelo de regressão demonstram que os processos de gestão do conhecimento têm uma influência positiva em ambos os fatores da Inovação, mas contribuem mais significativamente para explicar a “Inovação de mercado” do que a “Inovação de produtos e processos”. A maior parte dos resultados e conclusões são consistentes com outras investigações antecedentes.

Originalidade/valor: Apesar da crescente importância da inovação e de processos nas organizações, a existência de estudos empíricos que investiguem a influência dos processos da gestão do conhecimento na inovação é escassa. Para suprir essa lacuna, a presente investigação apresenta um contributo distinto: testar empiricamente a influência dos Processos de Gestão do Conhecimento na Inovação Organizacional, com o objetivo de identificar as dimensões percetuais dos Processos e da Inovação Organizacional e examinar as suas relações causais.
ER  -