Artigo em revista científica
Os processos de gestão do conhecimento influentes na inovação organizacional
Ana Torres (Torres, A.); Silvana Ferraz (Ferraz, S.); Helena Santos Rodrigues (Rodrigues, H.); Florinda Matos (Matos, F.);
Título Revista
International Journal of Knowledge Engineering and Management
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 7

(Última verificação: 2024-04-18 08:12)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Objetivo: Este estudo é uma investigação empírica que propõe e testa um modelo dos “Processos de gestão do conhecimento influentes na inovação organizacional”. Design/Metodologia/Abordagem: Os dados utilizados foram obtidos de uma amostra de organizações de diferentes sectores de atividade e recolhidos através da aplicação de um questionário eletrônico. Resultados: Os resultados da análise fatorial identificam a dimensão Processos e duas dimensões que representam a Inovação – “Inovação de produtos e processos” e “Inovação de mercado”. Os resultados do modelo de regressão demonstram que os processos de gestão do conhecimento têm uma influência positiva em ambos os fatores da Inovação, mas contribuem mais significativamente para explicar a “Inovação de mercado” do que a “Inovação de produtos e processos”. A maior parte dos resultados e conclusões são consistentes com outras investigações antecedentes. Originalidade/valor: Apesar da crescente importância da inovação e de processos nas organizações, a existência de estudos empíricos que investiguem a influência dos processos da gestão do conhecimento na inovação é escassa. Para suprir essa lacuna, a presente investigação apresenta um contributo distinto: testar empiricamente a influência dos Processos de Gestão do Conhecimento na Inovação Organizacional, com o objetivo de identificar as dimensões percetuais dos Processos e da Inovação Organizacional e examinar as suas relações causais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Gestão do conhecimento,Processos,Inovação de produtos e processos,Inovação de mercado,Organizações

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.