Ciência-IUL    Publicações    Descrição Detalhada da Publicação    Exportar

Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Alves, L. L. L., Rodrigues, H. M. da S. S., Gómez, I. N. & Matos, F. (2016). Felicidade e redes nas empresas: aplicação no Norte de Portugal e Galiza (Espanha). International Journal of Knowledge Engineering and Management. 5 (12), 28-50
Exportar Referência (IEEE)
L. L. Alves et al.,  "Felicidade e redes nas empresas: aplicação no Norte de Portugal e Galiza (Espanha)", in Int. Journal of Knowledge Engineering and Management, vol. 5, no. 12, pp. 28-50, 2016
Exportar BibTeX
@article{alves2016_1660911581518,
	author = "Alves, L. L. L. and Rodrigues, H. M. da S. S. and Gómez, I. N. and Matos, F.",
	title = "Felicidade e redes nas empresas: aplicação no Norte de Portugal e Galiza (Espanha)",
	journal = "International Journal of Knowledge Engineering and Management",
	year = "2016",
	volume = "5",
	number = "12",
	pages = "28-50",
	url = "http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJKEM/article/view/3828"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Felicidade e redes nas empresas: aplicação no Norte de Portugal e Galiza (Espanha)
T2  - International Journal of Knowledge Engineering and Management
VL  - 5
IS  - 12
AU  - Alves, L. L. L.
AU  - Rodrigues, H. M. da S. S.
AU  - Gómez, I. N.
AU  - Matos, F.
PY  - 2016
SP  - 28-50
SN  - 2316-6517
UR  - http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJKEM/article/view/3828
AB  - Objetivo: Analisar a influência da rede colegas de trabalho (sem diferença hierárquica), no que diz respeito à confiança, colaboração e sentido de interajuda, na felicidade – felicidade pessoal, satisfação com a vida e satisfação com o trabalho. Considerando as principais conclusões de investigações sociológicas sobre a importância do capital social para a felicidade, este estudo pretende explorar estas relações em ambiente empresarial, atendendo à importância da felicidade enquanto impulso de motivação e eficácia laboral.
Design/Metodologia/Abordagem: Desenvolveu-se um questionário inedito, partindo de questões validadas e amplamente utilizadas no European Values Study (2008). O principal meio de divulgação do questionário online foi o correio eletrônico, construindo-se uma base de dados de empresas do Norte de Portugal e contando com a colaboração da AEDIPE Galícia na divulgação dos questionários na Galiza. A recolha de dados apresentados decorreu no 1º semestre de 2015 e os mesmos foram tratados em SPSS e Smart PLS. Considerando o caracter exploratório e a essência dos constructos, foi utilizada a metodologia estatística Modelos de Equações Estruturais, através da análise baseada em componentes - Partial Least Squares. Resultados: Foram obtidas 224 respostas válidas de 84 empresas identificadas. Os resultados demonstraram que a Felicidade Pessoal e a Satisfação com o Trabalho são representativas do constructo Felicidade, enquanto a Confiança e a Colaboração entre colegas revelaram-se representativas do constructo Rede Colegas de Trabalho (sem diferença hierárquica). Os resultados obtidos demonstraram que 18% da variação do constructo da Felicidade é explicada pelo constructo Rede Colegas de Trabalho (sem diferença hierárquica). Originalidade/valor: Aplicação da conceptualização da Felicidade, validada em estudos sociológicos, assim como da relação redes e confiança com a felicidade, ao ambiente empresarial.
ER  -