Artigo em revista científica
Felicidade e redes nas empresas: aplicação no Norte de Portugal e Galiza (Espanha)
Liliana Lima Lousinha Alves (Alves, L. L. L.); Helena Maria da Silva Santos Rodrigues (Rodrigues, H. M. da S. S.); Isabel Neira Gómez (Gómez, I. N.); Florinda Matos (Matos, F.);
Título Revista
International Journal of Knowledge Engineering and Management
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-03-25 02:15)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Objetivo: Analisar a influência da rede colegas de trabalho (sem diferença hierárquica), no que diz respeito à confiança, colaboração e sentido de interajuda, na felicidade – felicidade pessoal, satisfação com a vida e satisfação com o trabalho. Considerando as principais conclusões de investigações sociológicas sobre a importância do capital social para a felicidade, este estudo pretende explorar estas relações em ambiente empresarial, atendendo à importância da felicidade enquanto impulso de motivação e eficácia laboral. Design/Metodologia/Abordagem: Desenvolveu-se um questionário inedito, partindo de questões validadas e amplamente utilizadas no European Values Study (2008). O principal meio de divulgação do questionário online foi o correio eletrônico, construindo-se uma base de dados de empresas do Norte de Portugal e contando com a colaboração da AEDIPE Galícia na divulgação dos questionários na Galiza. A recolha de dados apresentados decorreu no 1º semestre de 2015 e os mesmos foram tratados em SPSS e Smart PLS. Considerando o caracter exploratório e a essência dos constructos, foi utilizada a metodologia estatística Modelos de Equações Estruturais, através da análise baseada em componentes - Partial Least Squares. Resultados: Foram obtidas 224 respostas válidas de 84 empresas identificadas. Os resultados demonstraram que a Felicidade Pessoal e a Satisfação com o Trabalho são representativas do constructo Felicidade, enquanto a Confiança e a Colaboração entre colegas revelaram-se representativas do constructo Rede Colegas de Trabalho (sem diferença hierárquica). Os resultados obtidos demonstraram que 18% da variação do constructo da Felicidade é explicada pelo constructo Rede Colegas de Trabalho (sem diferença hierárquica). Originalidade/valor: Aplicação da conceptualização da Felicidade, validada em estudos sociológicos, assim como da relação redes e confiança com a felicidade, ao ambiente empresarial.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Felicidade,Conhecimento,Redes

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.