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Roldão, C. (2013). Educação não formal no sucesso escolar das classes populares. In Palhares, J. A., and Afonso, A. J. (Ed.), O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação. (pp. 150-159). Braga: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd).
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C. M. Roldão,  "Educação não formal no sucesso escolar das classes populares", in O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação, Palhares, J. A., and Afonso, A. J., Ed., Braga, Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2013, vol. 1, pp. 150-159
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@inproceedings{roldão2013_1715239735367,
	author = "Roldão, C.",
	title = "Educação não formal no sucesso escolar das classes populares",
	booktitle = "O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação",
	year = "2013",
	editor = "Palhares, J. A., and Afonso, A. J.",
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	series = "",
	pages = "150-159",
	publisher = "Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)",
	address = "Braga",
	organization = "Centro de Investigação em Educação (CIEd)",
	url = "https://hdl.handle.net/1822/37711"
}
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TY  - CPAPER
TI  - Educação não formal no sucesso escolar das classes populares
T2  - O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação
VL  - 1
AU  - Roldão, C.
PY  - 2013
SP  - 150-159
CY  - Braga
UR  - https://hdl.handle.net/1822/37711
AB  - Pretende-se dar a conhecer na presente comunicação alguns resultados de uma pesquisa, ainda em
andamento, sobre trajetos escolares de sucesso, de certa forma “inesperados”, nas classes
populares. A partir de uma primeira análise de 21 entrevistas a jovens nesse tipo de trajeto, foi
possível identificar uma grande diversidade de fatores que procurámos sintetizar numa tipologia
ainda provisória. Se as estratégias famíliares e dos próprios jovens são um aspeto relevante desses
casos, estas fundam-se frequentemente e quadros de oportunidades e constrangimentos
específicos. Aspetos como “a ordem doméstica”, conceito desenvolvido por Lahire numa
pesquisa sobre estes trajetos, e a existência de “pequenos capitais” famíliares (capital cultural e
social) têm vindo a ser identificados, e são-no também nesta pesquisa, como relevantes para a
explicação destes trajetos.
Outros contextos e agentes de socialização parecem desempenhar também, em alguns casos, um
papel importante para o entendimento dos referidos trajetos, entre eles, os processos de educação
não formal.
ER  -