Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Roldão, C. (2013). Educação não formal no sucesso escolar das classes populares. In Palhares, J. A., and Afonso, A. J. (Ed.), O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação. (pp. 150-159). Braga: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd).
Export Reference (IEEE)
C. M. Roldão,  "Educação não formal no sucesso escolar das classes populares", in O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação, Palhares, J. A., and Afonso, A. J., Ed., Braga, Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2013, vol. 1, pp. 150-159
Export BibTeX
@inproceedings{roldão2013_1764922388416,
	author = "Roldão, C.",
	title = "Educação não formal no sucesso escolar das classes populares",
	booktitle = "O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação",
	year = "2013",
	editor = "Palhares, J. A., and Afonso, A. J.",
	volume = "1",
	number = "",
	series = "",
	pages = "150-159",
	publisher = "Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)",
	address = "Braga",
	organization = "Centro de Investigação em Educação (CIEd)",
	url = "https://hdl.handle.net/1822/37711"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Educação não formal no sucesso escolar das classes populares
T2  - O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação
VL  - 1
AU  - Roldão, C.
PY  - 2013
SP  - 150-159
CY  - Braga
UR  - https://hdl.handle.net/1822/37711
AB  - Pretende-se dar a conhecer na presente comunicação alguns resultados de uma pesquisa, ainda em
andamento, sobre trajetos escolares de sucesso, de certa forma “inesperados”, nas classes
populares. A partir de uma primeira análise de 21 entrevistas a jovens nesse tipo de trajeto, foi
possível identificar uma grande diversidade de fatores que procurámos sintetizar numa tipologia
ainda provisória. Se as estratégias famíliares e dos próprios jovens são um aspeto relevante desses
casos, estas fundam-se frequentemente e quadros de oportunidades e constrangimentos
específicos. Aspetos como “a ordem doméstica”, conceito desenvolvido por Lahire numa
pesquisa sobre estes trajetos, e a existência de “pequenos capitais” famíliares (capital cultural e
social) têm vindo a ser identificados, e são-no também nesta pesquisa, como relevantes para a
explicação destes trajetos.
Outros contextos e agentes de socialização parecem desempenhar também, em alguns casos, um
papel importante para o entendimento dos referidos trajetos, entre eles, os processos de educação
não formal.
ER  -