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Roldão, C. (2013). Educação não formal no sucesso escolar das classes populares. In Palhares, J. A., and Afonso, A. J. (Ed.), O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação. (pp. 150-159). Braga: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd).
C. M. Roldão, "Educação não formal no sucesso escolar das classes populares", in O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação, Palhares, J. A., and Afonso, A. J., Ed., Braga, Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2013, vol. 1, pp. 150-159
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TY - CPAPER TI - Educação não formal no sucesso escolar das classes populares T2 - O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação VL - 1 AU - Roldão, C. PY - 2013 SP - 150-159 CY - Braga UR - https://hdl.handle.net/1822/37711 AB - Pretende-se dar a conhecer na presente comunicação alguns resultados de uma pesquisa, ainda em andamento, sobre trajetos escolares de sucesso, de certa forma “inesperados”, nas classes populares. A partir de uma primeira análise de 21 entrevistas a jovens nesse tipo de trajeto, foi possível identificar uma grande diversidade de fatores que procurámos sintetizar numa tipologia ainda provisória. Se as estratégias famíliares e dos próprios jovens são um aspeto relevante desses casos, estas fundam-se frequentemente e quadros de oportunidades e constrangimentos específicos. Aspetos como “a ordem doméstica”, conceito desenvolvido por Lahire numa pesquisa sobre estes trajetos, e a existência de “pequenos capitais” famíliares (capital cultural e social) têm vindo a ser identificados, e são-no também nesta pesquisa, como relevantes para a explicação destes trajetos. Outros contextos e agentes de socialização parecem desempenhar também, em alguns casos, um papel importante para o entendimento dos referidos trajetos, entre eles, os processos de educação não formal. ER -
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