Publicação em atas de evento científico
Educação não formal no sucesso escolar das classes populares
Cristina Roldão (Roldão, C.);
O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Pretende-se dar a conhecer na presente comunicação alguns resultados de uma pesquisa, ainda em andamento, sobre trajetos escolares de sucesso, de certa forma “inesperados”, nas classes populares. A partir de uma primeira análise de 21 entrevistas a jovens nesse tipo de trajeto, foi possível identificar uma grande diversidade de fatores que procurámos sintetizar numa tipologia ainda provisória. Se as estratégias famíliares e dos próprios jovens são um aspeto relevante desses casos, estas fundam-se frequentemente e quadros de oportunidades e constrangimentos específicos. Aspetos como “a ordem doméstica”, conceito desenvolvido por Lahire numa pesquisa sobre estes trajetos, e a existência de “pequenos capitais” famíliares (capital cultural e social) têm vindo a ser identificados, e são-no também nesta pesquisa, como relevantes para a explicação destes trajetos. Outros contextos e agentes de socialização parecem desempenhar também, em alguns casos, um papel importante para o entendimento dos referidos trajetos, entre eles, os processos de educação não formal.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Classes populares,Sucesso escolar,Educação não formal