Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Medeiros, K., Maciel, S.  & Alexandre, J. (2018). Mulher toxicodependente e suas representações: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. In 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Promover e Inovar em Psicologia da Saúde. (pp. 503-511). Lisboa: ISPA – Instituto Universitário.
Exportar Referência (IEEE)
K. Medeiros et al.,  "Mulher toxicodependente e suas representações: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal", in 12º Congr.o Nacional de Psicologia da Saúde: Promover e Inovar em Psicologia da Saúde, Lisboa, ISPA – Instituto Universitário, 2018, pp. 503-511
Exportar BibTeX
@inproceedings{medeiros2018_1711667055653,
	author = "Medeiros, K. and Maciel, S.  and Alexandre, J.",
	title = "Mulher toxicodependente e suas representações: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal",
	booktitle = "12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Promover e Inovar em Psicologia da Saúde",
	year = "2018",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "503-511",
	publisher = "ISPA – Instituto Universitário",
	address = "Lisboa",
	organization = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Mulher toxicodependente e suas representações: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
T2  - 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Promover e Inovar em Psicologia da Saúde
AU  - Medeiros, K.
AU  - Maciel, S. 
AU  - Alexandre, J.
PY  - 2018
SP  - 503-511
CY  - Lisboa
AB  - Este estudo procura estudar as representações sobre mulheres e mulheres toxicodependentes numa amostra de estudantes universitários em ambos os países. No contexto brasileiro foi possível constatar a visualização de fatores relacionados ao género feminino de forma mais “pormenorizada”, traduzida por meio da associação à questões relativas à vulnerabilização da mulher, esta visualizada enquanto: “prostituta”, “perigosa”, “compulsiva”, “abandonada”, “problemática” e “sem oportunidade”. Em uma conjuntura criminalizante do uso de droga, no Brasil essa mulher é pensada a partir de um contexto marcado por preconceito e exclusão. Já as representações construídas pelos portugueses, estas salientaram uma definição objetiva, veiculada sobretudo a partir das estruturas patogênicas, tais como: “vício”, “doença”, “depressiva”, “dependência” e “seringa”, sendo a droga a principal mediadora entre o indivíduo-doença. Considerando as mudanças no cenário Português frente às drogas, vem consolidando-se um modelo de assistência mais humanizado, porém, o problema da droga para os portugueses, aparece enquanto um problema do indivíduo, desconsiderando as implicações sociais e ambientais.
ER  -