Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Capucha, L. (2018). Educação de adultos: a ideologia conta. Fórum Sociológico. 32, 17-27
Exportar Referência (IEEE)
L. M. Capucha,  "Educação de adultos: a ideologia conta", in Fórum Sociológico, no. 32, pp. 17-27, 2018
Exportar BibTeX
@article{capucha2018_1714046614508,
	author = "Capucha, L.",
	title = "Educação de adultos: a ideologia conta",
	journal = "Fórum Sociológico",
	year = "2018",
	volume = "",
	number = "32",
	doi = "10.4000/sociologico.1938",
	pages = "17-27",
	url = "https://journals.openedition.org/sociologico/1938"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Educação de adultos: a ideologia conta
T2  - Fórum Sociológico
IS  - 32
AU  - Capucha, L.
PY  - 2018
SP  - 17-27
SN  - 0872-8380
DO  - 10.4000/sociologico.1938
UR  - https://journals.openedition.org/sociologico/1938
AB  - Em países como Portugal e Espanha uma das dimensões mais marcantes da desigualdade escolar é geracional. Há uma diferença marcada entre os níveis de escolaridade das gerações jovens e os das mais velhas, cujas consequências são, por várias razões, nocivas. Após a apresentação de um quadro genérico da situação nos dois países, defende-se neste artigo, com recurso a uma análise aprofundada do caso português, que essas desigualdades escolares só podem ser superadas com um forte investimento em políticas de educação de adultos, cuja prioridade é determinada por fatores de ordem ideológica. O modo como nasceu, se desenvolveu e terminou a Iniciativa Novas Oportunidades (INO) fornece um bom plano de observação para a sustentação desta ideia. De facto, esse programa terminou por razões de ordem estritamente ideológica, ficando o país desprovido de qualquer política de educação de adultos, e terminando assim o processo de recuperação dos indicadores educativos da população adulta que se registavam.
ER  -