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Capucha, L. (2018). Educação de adultos: a ideologia conta. Fórum Sociológico. 32, 17-27
L. M. Capucha, "Educação de adultos: a ideologia conta", in Fórum Sociológico, no. 32, pp. 17-27, 2018
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TY - JOUR TI - Educação de adultos: a ideologia conta T2 - Fórum Sociológico IS - 32 AU - Capucha, L. PY - 2018 SP - 17-27 SN - 0872-8380 DO - 10.4000/sociologico.1938 UR - https://journals.openedition.org/sociologico/1938 AB - Em países como Portugal e Espanha uma das dimensões mais marcantes da desigualdade escolar é geracional. Há uma diferença marcada entre os níveis de escolaridade das gerações jovens e os das mais velhas, cujas consequências são, por várias razões, nocivas. Após a apresentação de um quadro genérico da situação nos dois países, defende-se neste artigo, com recurso a uma análise aprofundada do caso português, que essas desigualdades escolares só podem ser superadas com um forte investimento em políticas de educação de adultos, cuja prioridade é determinada por fatores de ordem ideológica. O modo como nasceu, se desenvolveu e terminou a Iniciativa Novas Oportunidades (INO) fornece um bom plano de observação para a sustentação desta ideia. De facto, esse programa terminou por razões de ordem estritamente ideológica, ficando o país desprovido de qualquer política de educação de adultos, e terminando assim o processo de recuperação dos indicadores educativos da população adulta que se registavam. ER -