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Quintanilha, T. L., Paisana, M., Cardoso, G. & Pais, P. C. (2018). Publicidade digital e adblocking em Portugal – apropriar ou não apropriar, eis a questão. Estudos em Comunicação. 1 (26), 151-174
T. F. Quintanilha et al., "Publicidade digital e adblocking em Portugal – apropriar ou não apropriar, eis a questão", in Estudos em Comunicação, vol. 1, no. 26, pp. 151-174, 2018
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TY - JOUR TI - Publicidade digital e adblocking em Portugal – apropriar ou não apropriar, eis a questão T2 - Estudos em Comunicação VL - 1 IS - 26 AU - Quintanilha, T. L. AU - Paisana, M. AU - Cardoso, G. AU - Pais, P. C. PY - 2018 SP - 151-174 SN - 1646-4974 DO - 10.20287/ec.n26.v1.a09 UR - http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/331 AB - As dinâmicas de funcionamento do sector dos media contemporâneos estão, na era digital, cada vez mais susceptíveis a novas tensões. Da parte da estrutura financeira e dos modelos de negócio, poucos fenómenos serão tão relevantes de investigar quanto a utilização de software de adblocking, em consistente subida. Este artigo aborda a questão em duas vertentes: a) uma revisão teórica com enfoque na literatura mais recente e ainda escassa e b) testar a relevância desses contributos no caso português com base num estudo exploratório a uma amostra não probabilística. A relevância desta abordagem prende-se com a necessidade de compreender um fenómeno que tem em Portugal, à semelhança do resto do mundo, um forte impacto quer nos modelos de negócio das empresas de media quer na relação com os conteúdos informativos, por parte dos utilizadores de Internet. A revisão teórica e análise de dados demonstram a relevância do tema bem como a crescente tensão entre empresas, conteúdos e utilizadores no contexto dos recursos tecnológicos cada vez mais comuns e fáceis de operar nos ecossistemas digitais. O aumento dos índices de literacia crítica digital coincide com a tomada de consciência dos indivíduos face a conceitos como identidade, privacidade e relevância de conteúdos. ER -