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Gerardo, F., Cunha, C., Mariano, J., Marques, S., Rêgo, S. & Vargues, R. (2017). Tec-conhecimento: Para a usabilidade tecnológica das pessoas com 65 e mais anos. IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária.
Export Reference (IEEE)
F. M. Ponciano et al.,  "Tec-conhecimento: Para a usabilidade tecnológica das pessoas com 65 e mais anos", in IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária, Lisboa, 2017
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	title = "Tec-conhecimento: Para a usabilidade tecnológica das pessoas com 65 e mais anos",
	year = "2017"
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TY  - CPAPER
TI  - Tec-conhecimento: Para a usabilidade tecnológica das pessoas com 65 e mais anos
T2  - IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária
AU  - Gerardo, F.
AU  - Cunha, C.
AU  - Mariano, J.
AU  - Marques, S.
AU  - Rêgo, S.
AU  - Vargues, R.
PY  - 2017
CY  - Lisboa
AB  - Os idosos são vistos frequentemente como um grupo etário que não utiliza tecnologias. Este estudo explora o posicionamento dos indivíduos perante o uso de ferramentas tecnológicas, colocando a hipótese de que o contato com uma tecnologia produz um impacto significativo nas atitudes, intenção de uso, autoeficácia e ansiedade perante dispositivos tecnológicos. Metodologia: Participaram neste estudo 117 idosos, com uma idade igual ou superior a 65 anos (Midade=78.96), tendo sido sujeitos a três momentos de avaliação (inicial, contínua e final). No decorrer de um mês, disponibilizaram-se jogos de estimulação cognitiva em tablet, possibilitando uma utilização livre e novas atividades em seis centros de dia. Resultados: A análise de amostras emparelhadas indicou diferenças significativas entre dois momentos de avaliação, nomeadamente uma melhoria nas atitudes, aumento da intenção de uso, acréscimo da autoeficácia e a redução da ansiedade perante as tecnologias. As atitudes, intenção de uso e a autoeficácia surgiram como preditores do uso. Conclusão: Os resultados indicam que algumas dimensões se encontram associadas ao uso real e que o contato com tablets pode produzir um efeito nas variáveis atitudinais. Estes resultados traduzem-se em implicações relevantes para intervenções que promovam a adoção de tecnologias por parte de adultos mais velhos.
ER  -