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Carvalho da Silva, V. & Ávila, P. (2018). Ficar de fora das (novas) oportunidades: um retrato da população pouco escolarizada que permanece à margem dos processos de educação formal.  X Congresso Português de Sociologia .
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V. P. Silva and P. D. Ávila,  "Ficar de fora das (novas) oportunidades: um retrato da população pouco escolarizada que permanece à margem dos processos de educação formal. ", in X Congr.o Português de Sociologia , 2018
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TY  - CPAPER
TI  - Ficar de fora das (novas) oportunidades: um retrato da população pouco escolarizada que permanece à margem dos processos de educação formal. 
T2  - X Congresso Português de Sociologia 
AU  - Carvalho da Silva, V.
AU  - Ávila, P.
PY  - 2018
UR  - https://xcongresso-aps.eventqualia.net/pt/2018/inicio/
AB  - A proposta de comunicação resulta de uma investigação em curso, no âmbito do projeto de Doutoramento
em Sociologia, que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento do conhecimento sociológico sobre
os contextos, processos, disposições e reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a
educação formal.
A centralidade do conhecimento e da escolaridade nas sociedades atuais contrasta com o (ainda)
persistente défice de qualificações da população adulta em Portugal, historicamente dependente de políticas
transitórias (Araújo,2015). Apesar de esforços recentes (Iniciativa Novas Oportunidades), sublinham-se os
riscos de uma evolução exígua (Capucha, 2013) e alerta-se para a existência de um segmento da população
que tem ficado à margem destes processos (Silva, 2015).
Sendo a investigação metodologicamente orientada por uma abordagem mixed methods, o foco desta
apresentação será a sua componente extensiva, que pretende mapear o fenómeno, culminando na
construção de uma tipologia que visa retratar os perfis deste segmento da população, atendendo à
diversidade de condições de vida, trajetórias, práticas e contextos.
A comunicação estará organizada em três momentos. O primeiro momento visa a apresentação de alguns
dos estudos centrais sobre Educação e Formação de Adultos em Portugal, a partir dos quais foi feito um
levantamento das principais conclusões sobre o que implica ‘ser-se adulto e pouco escolarizados’ nas
sociedades atuais.
No segundo momento serão apresentados dois estudos extensivos realizados em Portugal, apoiados em
amostras representativas da população, cuja análise secundária dos dados permitirá concretizar a
componente extensiva desta investigação: o Inquérito à Educação e Formação de Adultos, realizado pelo
Instituto Nacional de Estatística ao longo de uma década (2007, 2011 e 2016) e o estudo extensivo
desenvolvido em 2016 pelo EDULOG, “Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação?”.
A partir da análise secundária dos dados desses inquéritos, serão apresentados, num terceiro momento, os
principais elementos de caracterização social dos adultos pouco escolarizados que, em Portugal, têm
permanecido à margem dos processos de educação formal. Finalmente, partindo de um conjunto mais
alargado de variáveis (dos mesmos inquéritos), incluindo elementos de caracterização social, indicadores de
práticas, de contextos e disposições face à aprendizagem ao longo da vida, procurar-se-á mapear a
diversidade de perfis do segmento da população em análise. Serão mobilizados métodos de análise
multivariada (p.ex. análise de clusters), a partir dos quais se chegará a uma tipologia dos adultos pouco
escolarizados que têm ficado à margem dos processos de educação formal. Considera-se que o
conhecimento sociológico da diversidade social subjacente a este segmento da população é fundamental
para a intervenção sociopolítica nesta área.

ER  -