Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Azevedo, L. (2018). Emigrantes portugueses/as na reforma: o caso da Suíça. Mobilidade, envelhecimento, género e transnacionalidade. In X Congresso Português de Sociologia . Covilhã 
Exportar Referência (IEEE)
L. M. Azevedo,  "Emigrantes portugueses/as na reforma: o caso da Suíça. Mobilidade, envelhecimento, género e transnacionalidade", in X Congr.o Português de Sociologia , Covilhã , 2018
Exportar BibTeX
@inproceedings{azevedo2018_1714888104945,
	author = "Azevedo, L.",
	title = "Emigrantes portugueses/as na reforma: o caso da Suíça. Mobilidade, envelhecimento, género e transnacionalidade",
	booktitle = "X Congresso Português de Sociologia ",
	year = "2018",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	publisher = "",
	address = "Covilhã ",
	organization = "Associação Portuguesa de Sociologia",
	url = "https://xcongresso-aps.eventqualia.net/en/2018/home/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Emigrantes portugueses/as na reforma: o caso da Suíça. Mobilidade, envelhecimento, género e transnacionalidade
T2  - X Congresso Português de Sociologia 
AU  - Azevedo, L.
PY  - 2018
CY  - Covilhã 
UR  - https://xcongresso-aps.eventqualia.net/en/2018/home/
AB  - Em Portugal, pouco se sabe acerca dos/as emigrantes na reforma. Também são escassos os estudos sobre migração de retorno na contemporaneidade, bem como os estudos sobre a emigração para a Suíça.
A Suíça é, porém, um dos principais destinos dos fluxos migratórios portugueses nos últimos 30 anos e atualmente o segundo país do mundo onde residem mais emigrantes portugueses/as, a seguir a França, de acordo com o mais recente Relatório Estatístico do Observatório da Emigração (mais de 216 mil portugueses residentes naquele país em 2016).
A primeira vaga de portugueses/as que emigraram para a Suíça está agora em idade de reforma e o seu envelhecimento coloca desafios tanto ao país de destino (no caso da fixação), como ao país de origem (no caso de regresso), ou a ambos (no caso de circulação), e suscita questões importantes do ponto de vista das políticas públicas, nomeadamente nos domínios da segurança social e saúde.
A investigadora iniciou recentemente um projeto de doutoramento que visa estudar a mobilidade de emigrantes portugueses/as (ex)residentes na Suíça na reforma, numa perspetiva transnacional e de género, identificando os fatores que influenciam a decisão de fixação na Suíça, de regresso a Portugal, ou de eventual circulação entre países. 
Neste poster são apresentados alguns dados secundários relevantes para esta pesquisa, recolhidos junto dos organismos de estatística suíços e do INE.
ER  -