Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Pedro Gois, José Carlos Marques & Pinho, Filipa (2018). Sobre o regresso de emigrantes portugueses qualificados: diagnóstico de situação atual. X Congresso Português de Sociologia - Na era da "Pós-verdade"? Esfera Pública, Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo, 10-12 de julho de 2018 .
Exportar Referência (IEEE)
P. Gois et al.,  "Sobre o regresso de emigrantes portugueses qualificados: diagnóstico de situação atual", in X Congr.o Português de Sociologia - Na era da "Pós-verdade"? Esfera Pública, Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo, 10-12 de julho de 2018 , Covilhã, 2018
Exportar BibTeX
@misc{gois2018_1711624712679,
	author = "Pedro Gois and José Carlos Marques and Pinho, Filipa",
	title = "Sobre o regresso de emigrantes portugueses qualificados: diagnóstico de situação atual",
	year = "2018",
	howpublished = "Digital"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Sobre o regresso de emigrantes portugueses qualificados: diagnóstico de situação atual
T2  - X Congresso Português de Sociologia - Na era da "Pós-verdade"? Esfera Pública, Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo, 10-12 de julho de 2018 
AU  - Pedro Gois
AU  - José Carlos Marques
AU  - Pinho, Filipa
PY  - 2018
CY  - Covilhã
AB  - Na última década observou-se uma intensificação da emigração portuguesa, em resultado da combinação de diversos fatores, onde destacamos o fraco crescimento económico após 2000, o aumento do desemprego e a imposição de políticas de austeridade.
A emigração portuguesa deste milénio tem sido predominantemente europeia e nela se destaca o Reino Unido no topo do ranking dos destinos. 
Com a suavização da crise após 2014-2015, o retorno ao crescimento e as novas crises na Europa (Brexit e movimentos anti-imigração em vários países europeus) existe a expectativa de um aumento dos movimentos de regresso a Portugal. Estes regressos poderão contribuir para o desenvolvimento demográfico e económico do país, devido aos investimentos que poderão ser feitos e, também, à transferência de conhecimento acumulado durante o processo de residência no estrangeiro (isto, pensando num “ganho de cérebros”). Assim, estamos no momento certo para retomar estudos sobre o regresso de emigrantes, replicando os que se realizaram nos anos 1980 para estudar os regressos da “velha” emigração portuguesa para a Europa, mas, também, para implementar iniciativas estratégicas de recuperação destes emigrantes.
Com o objetivo de aferir a situação atual relativamente a esta possibilidade de retornos, o estudo “Empreender 2020 – o regresso de uma geração preparada” incidiu sobre as expectativas de retorno de migrantes qualificados, o papel da integração na sociedade de destino para a predisposição para o regresso, o desenvolvimento de diferentes formas de mobilidade entre países de origem e de destino e o potencial dos migrantes para a promoção do desenvolvimento regional das áreas de origem dos migrantes.
Na presente comunicação apresentam-se resultados do inquérito, difundido e respondido online entre janeiro e março de 2017, a cidadãos de nacionalidade portuguesa ou nascidos em Portugal residentes no estrangeiro, detentores de uma formação de nível pós-secundário. Além das características sociodemográficas da amostra de respondentes, pretende-se apresentar a sua distribuição geográfica nos países de destino, tempos de permanência e, relativamente ao retorno, as expectativas e as motivações que detêm para que este se torne efetivo. 
ER  -