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Pedroso, T., Cardoso, E., Rações, F., Batista, A. & Barateiro, J. (2018). Gamificação do learning scorecard: aplicação da framework MDA. In 18.ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI’2018). Santarém
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T. Pedroso et al.,  "Gamificação do learning scorecard: aplicação da framework MDA", in 18.ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI’2018), Santarém, 2018
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@inproceedings{pedroso2018_1714049571742,
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TY  - CPAPER
TI  - Gamificação do learning scorecard: aplicação da framework MDA
T2  - 18.ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI’2018)
AU  - Pedroso, T.
AU  - Cardoso, E.
AU  - Rações, F.
AU  - Batista, A.
AU  - Barateiro, J.
PY  - 2018
SN  - 2183-489X
CY  - Santarém
AB  - A aplicação de técnicas de gamificação no ensino superior é um desafio; em diferentes momentos facilmente se perde o foco e deixamos de conseguir explicar as ligações entre as motivações dos jogadores e os elementos que constituem o jogo. Este estudo focou-se na aplicação da framework MDA (Mechanics, Dynamics and Aesthetics) numa plataforma designada de Learning Scorecard (LS), utilizada por dezenas de alunos no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. O LS é uma plataforma de Learning Analytics, que tem sido usada em Unidades Curriculares de Data Warehouse e Business Intelligence desde 2016. O LS possui duas visões independentes: a vista de aluno e a vista de docente. Neste trabalho apenas reportamos a aplicação dos diferentes passos da framework MDA no LS na vista de aluno. Esta vista procura melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos conseguindo melhorar o seu compromisso e motivação através do uso da gamificação.
ER  -