Publicação em atas de evento científico
Gamificação do learning scorecard: aplicação da framework MDA
Tiago Pedroso (Pedroso, T.); Elsa Cardoso (Cardoso, E.); Francisco Rações (Rações, F.); Artur Batista (Batista, A.); José Barateiro (Barateiro, J.);
18.ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI’2018)
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
A aplicação de técnicas de gamificação no ensino superior é um desafio; em diferentes momentos facilmente se perde o foco e deixamos de conseguir explicar as ligações entre as motivações dos jogadores e os elementos que constituem o jogo. Este estudo focou-se na aplicação da framework MDA (Mechanics, Dynamics and Aesthetics) numa plataforma designada de Learning Scorecard (LS), utilizada por dezenas de alunos no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. O LS é uma plataforma de Learning Analytics, que tem sido usada em Unidades Curriculares de Data Warehouse e Business Intelligence desde 2016. O LS possui duas visões independentes: a vista de aluno e a vista de docente. Neste trabalho apenas reportamos a aplicação dos diferentes passos da framework MDA no LS na vista de aluno. Esta vista procura melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos conseguindo melhorar o seu compromisso e motivação através do uso da gamificação.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Gamificação,Learning scorecard,Framework MDA
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
  • Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática - Engenharia e Tecnologia
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais