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Costa, R. C. (2018). A pegada ideológica na narrativa da segunda revolução académica. Análise crítica da construção de um paradigma. Revista Crítica de Ciências Sociais. 116, 49-69
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M. D. Costa,  "A pegada ideológica na narrativa da segunda revolução académica. Análise crítica da construção de um paradigma", in Revista Crítica de Ciências Sociais, no. 116, pp. 49-69, 2018
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TY  - JOUR
TI  - A pegada ideológica na narrativa da segunda revolução académica. Análise crítica da construção de um paradigma
T2  - Revista Crítica de Ciências Sociais
IS  - 116
AU  - Costa, R. C.
PY  - 2018
SP  - 49-69
SN  - 0254-1106
DO  - 10.4000/rccs.7205
UR  - https://journals.openedition.org/rccs/7205
AB  - Neste artigo faz-se uma revisão crítica da segunda revolução académica. O objetivo é mostrar como esse marco é passível de diferentes reconstituições e interpretações, as quais não são ideologicamente neutras. Para o efeito, apresenta-se uma análise hermenêutica e comparativa de textos que teorizam essa mudança de paradigma. Tomam-se como ponto de partida quatro artigos de Henry Etzkowitz. A visão que deles se extrai assume-se como a narrativa "oficial" que terá tido influência na evolução mais recente da Universidade. Porém, quando essa teorização é confrontada com outras ideias - quer do próprio Etzkowitz quer de um estudo com a chancela da UNESCO -, surgem então algumas incoerências e limitações.
ER  -