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Pereira, M., Soares, I., Dias, P., Silva, J. R., Marques, S. & Baptista, J. (2010). Desenvolvimento, psicopatologia e apego: estudo exploratório com crianças institucionalizadas e suas cuidadoras. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica. 23 (2), 222-231
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P. M. et al.,  "Desenvolvimento, psicopatologia e apego: estudo exploratório com crianças institucionalizadas e suas cuidadoras", in Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, vol. 23, no. 2, pp. 222-231, 2010
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TY  - JOUR
TI  - Desenvolvimento, psicopatologia e apego: estudo exploratório com crianças institucionalizadas e suas cuidadoras
T2  - Revista Psicologia: Reflexão e Crítica
VL  - 23
IS  - 2
AU  - Pereira, M.
AU  - Soares, I.
AU  - Dias, P.
AU  - Silva, J. R.
AU  - Marques, S.
AU  - Baptista, J.
PY  - 2010
SP  - 222-231
SN  - 0102-7972
DO  - 10.1590/S0102-79722010000200004
UR  - http://www.ufrgs.br/periodicos/periodicos-1/psicologia-reflexao-e-critica-psychology
AB  - O presente estudo exploratório examinou o desenvolvimento mental e a qualidade do funcionamento sócio-emocional de 16 crianças entre os 3 e os 6 anos, institucionalizadas em Centros de Acolhimento Temporário, relacionando-os com a qualidade das narrativas sobre o apego das suas cuidadoras. Foram utilizadas a Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths, o Questionário de Comportamentos, as Narrativas sobre o Apego e o Attachment Q-Sort. Os resultados revelaram que o nível de desenvolvimento das crianças foi inferior aos valores normativos. Além disso, os valores apresentados ao nível da psicopatologia, em termos de sintomas de internalização e de externalização, aproximaram-se dos valores clínicos. Não obstante e, em contraste com o esperado, a maioria das crianças apresentou valores próximos da segurança (base segura), os quais não estão associados com a qualidade das narrativas sobre o apego das suas cuidadoras. Os resultados são discutidos com base no impacto da privação em meio institucional para o desenvolvimento na infância.
ER  -