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Pereira, M., Soares, I., Dias, P., Silva, J. R., Marques, S. & Baptista, J. (2010). Desenvolvimento, psicopatologia e apego: estudo exploratório com crianças institucionalizadas e suas cuidadoras. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica. 23 (2), 222-231
P. M. et al., "Desenvolvimento, psicopatologia e apego: estudo exploratório com crianças institucionalizadas e suas cuidadoras", in Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, vol. 23, no. 2, pp. 222-231, 2010
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TY - JOUR TI - Desenvolvimento, psicopatologia e apego: estudo exploratório com crianças institucionalizadas e suas cuidadoras T2 - Revista Psicologia: Reflexão e Crítica VL - 23 IS - 2 AU - Pereira, M. AU - Soares, I. AU - Dias, P. AU - Silva, J. R. AU - Marques, S. AU - Baptista, J. PY - 2010 SP - 222-231 SN - 0102-7972 DO - 10.1590/S0102-79722010000200004 UR - http://www.ufrgs.br/periodicos/periodicos-1/psicologia-reflexao-e-critica-psychology AB - O presente estudo exploratório examinou o desenvolvimento mental e a qualidade do funcionamento sócio-emocional de 16 crianças entre os 3 e os 6 anos, institucionalizadas em Centros de Acolhimento Temporário, relacionando-os com a qualidade das narrativas sobre o apego das suas cuidadoras. Foram utilizadas a Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths, o Questionário de Comportamentos, as Narrativas sobre o Apego e o Attachment Q-Sort. Os resultados revelaram que o nível de desenvolvimento das crianças foi inferior aos valores normativos. Além disso, os valores apresentados ao nível da psicopatologia, em termos de sintomas de internalização e de externalização, aproximaram-se dos valores clínicos. Não obstante e, em contraste com o esperado, a maioria das crianças apresentou valores próximos da segurança (base segura), os quais não estão associados com a qualidade das narrativas sobre o apego das suas cuidadoras. Os resultados são discutidos com base no impacto da privação em meio institucional para o desenvolvimento na infância. ER -