Artigo em revista científica Q2
Desenvolvimento, psicopatologia e apego: estudo exploratório com crianças institucionalizadas e suas cuidadoras
Pereira, M. (Pereira, M.); Isabel Soares (Soares, I.); Pedro Dias (Dias, P.); Joana R. Silva (Silva, J. R.); Sofia Marques (Marques, S.); Joana Baptista (Baptista, J.);
Título Revista
Revista Psicologia: Reflexão e Crítica
Ano (publicação definitiva)
2010
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 17

(Última verificação: 2024-03-27 08:38)

Ver o registo na Web of Science®


: 1.8
Scopus

N.º de citações: 7

(Última verificação: 2024-03-26 23:01)

Ver o registo na Scopus


: 0.6
Google Scholar

N.º de citações: 62

(Última verificação: 2024-03-25 20:46)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente estudo exploratório examinou o desenvolvimento mental e a qualidade do funcionamento sócio-emocional de 16 crianças entre os 3 e os 6 anos, institucionalizadas em Centros de Acolhimento Temporário, relacionando-os com a qualidade das narrativas sobre o apego das suas cuidadoras. Foram utilizadas a Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths, o Questionário de Comportamentos, as Narrativas sobre o Apego e o Attachment Q-Sort. Os resultados revelaram que o nível de desenvolvimento das crianças foi inferior aos valores normativos. Além disso, os valores apresentados ao nível da psicopatologia, em termos de sintomas de internalização e de externalização, aproximaram-se dos valores clínicos. Não obstante e, em contraste com o esperado, a maioria das crianças apresentou valores próximos da segurança (base segura), os quais não estão associados com a qualidade das narrativas sobre o apego das suas cuidadoras. Os resultados são discutidos com base no impacto da privação em meio institucional para o desenvolvimento na infância.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Infância,Institucionalização,Apego,Desenvolvimento,Psicopatologia
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.